SUS bate recorde e realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025
Igor Evangelista/Ministério da Saúde
07/02/2026 | 16h11
São Paulo, 07/02/2026 - O SUS bateu recorde de cirurgias eletivas em 2025, com 14,7 milhões de procedimentos realizados no ano, crescimento de 40% em relação a 2022, informou o Ministério da Saúde. Antes, o maior número de cirurgias foi registrado em 2024, com 13,6 milhões de procedimentos.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o resultado está relacionado à parceria do governo federal com os Estados, municípios, hospitais filantrópicos e privados que aderiram ao programa Agora Tem Especialistas e atenderam pacientes do SUS.
Leia também: Dia da Mamografia: 92% das mulheres entre 50 e 69 anos já fizeram o exame
“A nova tabela do Agora Tem Especialistas, que paga um valor muito maior do que a antiga tabela SUS, estimula os Estados, os municípios e os hospitais filantrópicos a realizarem os procedimentos”, afirmou o Ministério da Saúde.
Segundo o SUS, 200 hospitais universitários e filantrópicos foram mobilizados para realizar as cirurgias e a proposta é utilizar toda a capacidade da rede pública, estendendo turnos de atendimento e reativando áreas que estavam paradas.
Outros mecanismos adotados pelo Agora Tem Especialistas também permitiram a participação da rede privada de saúde: Rede D’Or, Grupo Athenas, Hapvida, Grupo Amil e GEAP, que estão entre os maiores do Brasil, já aderiram ao programa.
De acordo com o ministério, os hospitais e clínicas particulares desses grupos vão ofertar 85 mil cirurgias e exames a mais por ano, no valor de R$ 200 milhões, sem nenhum custo para os pacientes do SUS. Como contrapartida, receberão créditos financeiros ou certificados de ressarcimento ao SUS para pagamento de tributos federais.
Câncer
O tratamento do câncer também foi fortalecido com a aquisição de 22 novos aceleradores lineares em 2025. Esse equipamento é essencial para a assistência oncológica no tempo adequado. Por conta do programa, 26 Estados têm centros de radioterapia. O Brasil passou a contar com 360 aceleradores lineares, cada um com capacidade de atender 600 novos pacientes por ano.
Além disso, o programa reforçou o atendimento no SUS com 570 novos médicos especialistas, a maioria (72%) atuando no Norte e Nordeste.
Mais 900 vagas estão abertas em novo edital publicado pelo Ministério da Saúde nesta semana com previsão de chegar a 1.500 profissionais atendendo em 2026. O foco de atuação são regiões de alta demanda e maior vulnerabilidade social.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
