Por que o petróleo é tão valioso? Entenda onde recurso é utilizado
Pixabay
Por Larissa Crippa
redacao@viva.com.brSão Paulo, 05/01/2026 -- Após a ofensiva militar contra a Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro (PSUV), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarou publicamente que companhias norte-americanas passarão a atuar na exploração do petróleo venezuelano. Segundo Trump, o que ele chamou de “regime socialista” da Venezuela teria se apropriado da indústria petrolífera de forma violenta, prejudicando interesses dos Estados Unidos.
Leia também: Brasil e mais cinco países divulgam posição conjunta sobre a Venezuela
A afirmação levanta preocupações entre especialistas, que temem que a medida seja a abertura de uma série de investidas para explorar recursos na América Latina, principalmente de petróleo. Além da Venezuela, que detém a maior reserva comprovada de petróleo do mundo, outros países como Brasil, Colômbia e Cuba também possuem reservas.
Leia também: Estamos em guerra contra o narcotráfico, não contra a Venezuela, dizem os EUA
Mas, afinal, para que serve o petróleo?
Segundo o Serviço Geológico do Brasil, o petróleo é um líquido natural formado principalmente por hidrocarbonetos, com aparência oleosa, inflamável e cor que varia do incolor ao preto e é a principal fonte de energia do mundo, além de base para combustíveis e diversos produtos industriais.
O SGB informa que a maioria do petróleo, cerca de 90%, é usada como fonte de energia, principalmente na geração de eletricidade, no transporte e em processos industriais. Os outros 10% dão origem a matérias-primas essenciais para a indústria, já que mais da metade dos insumos industriais do mundo vêm do petróleo.
Leia também: Colômbia avalia declaração de emergência após ataques dos EUA à Venezuela
Após o refino, o petróleo gera combustíveis como gasolina, diesel, querosene e gás de cozinha, além da nafta, que é a base da indústria petroquímica. A partir dela, surgem produtos como plásticos, resinas e polímeros usados em embalagens, garrafas PET, tubos, brinquedos, peças automotivas e itens hospitalares.
Além disso, o petróleo também está presente em medicamentos, borracha e tecidos sintéticos, asfalto, parafina, ceras, tintas, cosméticos e até em produtos do dia a dia como detergentes, fraldas descartáveis e chicletes.
É seguro explorar o petróleo?
O petróleo está diretamente ligado à ideia de poder econômico e influência geopolítica. Essa importância se intensificou com a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), organismo formado para coordenar a produção e influenciar os preços no mercado internacional. Ao longo da história, o controle desse recurso estratégico esteve no centro de diversos conflitos armados, incluindo a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, as disputas na Chechênia e a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, em 2003.
Segundo o Greenpeace, a exploração de petróleo, especialmente em regiões sensíveis como a Amazônia e sua costa, traz riscos graves ao meio ambiente e às comunidades locais: pode aumentar as emissões de gases de efeito estufa e agravar a crise climática, destruir habitats únicos e espécies que dificilmente se recuperam após derramamentos, prejudicar modos de vida tradicionais e a economia local, além de comprometer compromissos climáticos e a liderança ambiental de países como o Brasil.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
