Procon-SP lança pesquisa para público 60+ com foco em crédito consignado

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Além da questão do consignado, também estão sendo abordados problemas relacionados ao consumo - Divulgação
Além da questão do consignado, também estão sendo abordados problemas relacionados ao consumo
Por Alessandra Taraborelli alessandra.taraborelli@viva.com.br

Publicado em 22/08/2025, às 10h53 - Atualizado às 10h54

São Paulo, 22/08/2025 - O Procon-SP está realizando pesquisa junto ao consumidor 60+ para entender as suas dificuldades no mercado de consumo. A diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP Elaine Cruz, explica que um dos focos da pesquisa, o empréstimo consignado sem autorização, que também esteve na pesquisa anterior, ganha ainda mais importância este ano por ter se tornado um tema de interesse nacional.

 “Esta é a segunda edição da pesquisa, e a questão do consignado é um tema pertinente à faixa etária. Queremos entender se este consumidor teve algum tipo problema e como resolveu a questão." 

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No ano passado, das 608 pessoas idosas que responderam à pergunta se já ocorreu algum débito referente a empréstimo consignado não contratado, 16,28% declararam que sim e 83,72% afirmaram que não.

Na sequência, foi perguntado para as pessoas que tiveram débito de empréstimo consignado não contratado (99 pessoas), qual foi a justificativa dada pelo banco: 43,43% declararam que o banco não deu nenhuma justificativa, 35,35% informaram que o banco alegou que a contratação foi efetuada pelo beneficiário, 15,15% fraude e 6,06% erro do sistema.

A executiva ressalta ainda que, além da questão do consignado, também estão sendo abordados problemas relacionados ao consumo. 

Para ter uma representatividade sobre a realidade dessa faixa etária, este ano a pesquisa está sendo realizada de forma online, no site de entidade, nos postos de atendimento do Procon-SP e nas casas de repouso públicas vinculadas à prefeitura de São Paulo.

Cruz explica ainda que a partir da pesquisa a entidade busca fazer um trabalho de orientação. “Temos um atributo pedagógico e a pesquisa, no mínimo, pode gerar uma cartilha de orientação ao consumidor”, revela.

Na pesquisa de 2024, uma das perguntas foi: se recebem oferta de produtos e/ou serviços em suas redes sociais e/ou telefone. A maioria, 77,63%, respondeu que “sim”. O Procon-SP também questionou se quando enfrentam um problema de consumo normalmente tomam alguma atitude, e 82,24% responderam que “sim”. As duas opções mais apontadas foram: notifica a Gerência, Ouvidoria da empresa e/ou SAC; faz denúncia aos órgãos competentes.

A pesquisa referente a 2025 foi lançada em 1º de agosto e prevê conclusão no próximo dia 29. Para participar, clique aqui.

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