São Paulo, 15/09/2025 – A estratégia de negociar um desconto na hora da compra é adotada por 20% dos consumidores brasileiros, segundo pesquisa da Serasa Experian, em comemoração ao Dia do Cliente, comemorado nesta segunda-feira. Assim, um a cada cinco consumidores (em torno de 34,4 milhões de pessoas) tem perfil de “caçador de descontos”. Esse brasileiro, acrescenta o estudo, combina atenção, criatividade e uso de ferramentas digitais para fazer o dinheiro render mais.
De acordo com a Insights Hub, plataforma de análise e inteligência de dados utilizada para a compilação dos dados da pesquisa, o comportamento desse tipo de consumidor vai além da simples busca por preços menores. Ele envolve pesquisa, troca de informações em grupos online, uso de cupons e comparação entre marcas, especialmente em datas promocionais.
Dentre os brasileiros que buscam descontos no momento da compra, 78,2% também correspondem ao perfil de compradores online.
As mulheres predominam no grupo de caçadores de descontos, com participação de 55,2%. No recorte por faixa etária, os consumidores classificados com esse perfil se concentram entre 34 e 48 anos, com 47,3%.
Já os idosos com mais de 65 anos são os que menos apresentam essa característica, apenas 5,3%.
Por perfil de renda, metade do brasileiros que integram o perfil “caçadores de descontos” pertence à classe C, com ganhos de até R$ 4 mil por mês, aponta a Serasa. Outros 18% têm renda entre R$ 4 mil e R$ 8 mil.
Dos entrevistados, 73,6% possui limite de até R$ 1 mil para compras, o que reforça a mentalidade de economia e planejamento.
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