Freepik
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 18/10/2025 - A resposta é não, o Halloween não está no calendário oficial de feriados nacionais. O Halloween, ou Dias das Bruxas, é comemorado em muitos lugares do mundo, prncipalmente nos Estados Unidos.
Durante a celebração, famílias inteiras decoram as casas com elementos assustadores e se fantasiam. Além disso, as crianças percorrem a vizinhança pedindo doces ou travessuras. A tradição é lembrada no mundo todo, inclusive, no Brasil, mas não a ponto de ser tornar feriado, é claro.
Mas, ainda assim, diversas cidades brasileiras terão ponto facultativo ou feriado local no dia 31 de outubro, por coincidência com celebrações religiosas ou aniversários de fundação.
O dia 31 de outubro é considerado feriado municipal em localidades como Bom Retiro do Sul (RS), Campo Bonito (PR), Pedreira (SP), São Miguel do Guamá (PA), Viseu (PA) e Mineiros (GO).
Nessas cidades, as comemorações não têm ligação com o Halloween, mas com datas de emancipação política, o que faz com que o dia também seja de descanso para o comércio e o funcionalismo público.
Ao todo, 14 estados brasileiros terão municípios com feriado ou suspensão de atividades nesse dia, cada um seguindo sua própria legislação. É importante lembrar que a paralisação não afeta órgãos federais ou empresas de atuação nacional.
Leia também: Castelo Magia & Bruxaria em SP recebe evento especial de Halloween
Em várias cidades do Sul do País, o feriado do dia 31 é marcado por outro motivo: o Dia da Reforma Protestante. A data relembra o movimento iniciado por Martinho Lutero no século 16 e é amplamente celebrada por comunidades de tradição luterana.
No Rio Grande do Sul, 48 municípios adotam o feriado, entre eles Lajeado, Santa Rosa e Teutônia. Em Santa Catarina, cidades como Anchieta, Pomerode e Maravilha também suspendem atividades.
O Paraná segue o mesmo caminho, com destaque para Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon. Já em outros estados, a celebração religiosa também é reconhecida: Afonso Cláudio (ES), Paracatu (MG) e Itapira (SP) incluem a data no calendário local.
Leia também: Hallowtrain 2025: conheça passeio temático de Halloween no interior de SP
Em algumas regiões, o feriado tem o mesmo propósito religioso, mas ganha outros nomes, refletindo adaptações culturais.
Em Pernambuco, por exemplo, o dia é conhecido como Dia Estadual da Consciência Evangélica, com feriado em cidades como Cabo de Santo Agostinho e Paulista.
No Ceará, Boa Viagem e Madalena comemoram o Dia da Reforma Protestante, enquanto na Bahia, Miguel Calmon e Barreiras também adotam o mesmo modelo.
Já em cidades como Nova Venécia (ES) e João Pinheiro (MG), a data aparece como “Dia do Evangélico”, mantendo o mesmo sentido religioso, mas com identidade própria.
Essas variações mostram como o 31 de outubro, embora mundialmente associado ao Halloween, assume significados muito distintos no Brasil, seja como feriado religioso ou aniversário municipal.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe