Foto: Envato Elements
Por Manuela França
redacao@viva.com.brSão Paulo, 08/09/2025 - Shows e festivais de música continuam a movimentar multidões, e também o bolso dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box mostra que 47% dos entrevistados guardam dinheiro com antecedência para garantir presença nesses eventos. Outros 17% admitem comprar ingressos por impulso.
A maior parte dos consumidores (70%) gasta até R$ 300 por ingresso, enquanto 19% desembolsam entre R$ 301 e R$ 500. Porém, quem frequenta os shows, já sabe que os gastos não param nos ingressos: 36% dos que viajam para acompanhar artistas afirmaram gastar, em média, mais de R$ 1.000 com transporte, hospedagem e outros custos.
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Um em cada quatro dos brasileiros (24%) já contraiu dívidas para participar de festivais, e 38% dizem não se importar em pagar caro para ver um ídolo. Entre as formas de pagamento, o parcelamento sem juros no cartão é o preferido, utilizado por 45% dos participantes, seguido do PIX escolhido por 38%.
“Os festivais de música são experiências únicas, mas também exigem planejamento financeiro. Organizar o orçamento, reservar recursos com antecedência e avaliar formas de pagamento são passos essenciais para aproveitar o evento sem transformar o prazer em dívida”, afirma Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.
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O que mais dificulta a ida aos shows, segundo o público, é o preço dos ingressos (44%), a distância dos eventos (19%) e a falta de tempo (17%). Além disso, 63% dos entrevistados já desistiram de uma compra por causa das taxas de conveniência.
A pesquisa também aponta que 22% enxergam os eventos como oportunidade de renda extra. "A alta demanda por serviços rápidos, como alimentos, bebidas ou produtos do ídolo em questão, é uma ótima forma de gerar renda extra em shows e festivais”, afirma Costa.
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