O que é ICE nos EUA? Saiba por que agência de imigração virou alvo de atos
Adobe Stock
03/02/2026 | 12h52
São Paulo, 03/02/2026 - A sigla ICE tem aparecido com frequência nas buscas do Google nos últimos dias. Ela se refere ao Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (U.S. Immigration and Customs Enforcement), órgão federal responsável por fiscalizar leis de imigração, conduzir investigações e realizar deportações de imigrantes em situação irregular.
O ICE foi criado em 2003 como parte da reestruturação da segurança nacional dos EUA após o 11 de setembro. Com a criação do Departamento de Segurança Interna (DHS), diversas funções de imigração e fiscalização alfandegária, que antes eram separadas, foram unificadas.O objetivo dessa fusão era monitorar as fronteiras e combater atividades criminosas ligadas à imigração ilegal.
Leia também: Artistas atacam política migratória em cerimônia do Grammy, e Trump reage
Casos de morte resultaram em protestos
Uma operação do ICE resultou na morte da norte-americana Renee Nicole Good, no dia 7 de janeiro. O caso provocou mais de mil protestos em diversas cidades dos Estados Unidos, com manifestantes carregando cartazes que diziam "Justiça por Renee" e cobrando investigações sobre a atuação da agência.
Segundo a BBC, Renee era mãe de três filhos, com 37 anos, e havia acabado de se mudar para Minneapolis, onde foi morta a tiros por um agente federal de imigração da cidade.
Leia também: Trump quer mudar lei para ampliar ofensiva contra imigrantes ilegais
Outros protestos em Minneapolis ocorreram por conta da morte do enfermeiro Alex Pretti, morto a tiros também por agentes federais no dia 24 de janeiro. O presidente Donald Trump prometeu apuração sobre o assassinato e o culpou por portar uma arma de fogo durante a manifestação.
Esses casos despertaram o interesse de brasileiros que acompanham as notícias sobre política internacional e imigração.
Abordagens violentas são criticadas
As organizações de direitos humanos dos EUA criticam como as ações são conduzidas, relatando prisões sem identificação, abordagens violentas e deportações sem processo legal completo. Essas denúncias intensificaram protestos e debates sobre o papel e os limites da agência dentro e fora dos Estados Unidos.
Durante o segundo mandato de Donald Trump, o orçamento do órgão triplicou e chegou a US$ 29,9 bilhões anuais, com o número de agentes ultrapassando 22 mil, segundo o Conselho Americano de Imigração.
Leia também: 51% concordam com ataque dos EUA à Venezuela, mas 37% temem ação igual no Brasil
O aumento no número de agentes permitiu que as fiscalizações ocorressem com maior regularidade. Para garantir o cumprimento das metas de deportação em massa planejadas por Trump, o governo estabeleceu que o ICE realize cerca de 1 milhão de deportações de imigrantes indocumentados por ano.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
