Viva Responde sobre como negar empréstimo a amigos e parentes

Por Fabiana Holtz e Paula Bulka Durães fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 16/09/2025, às 08h00 - Atualizado às 08h30

São Paulo, 16/09/2025 - O Viva Responde, seu programa de perguntas e respostas do Portal Viva, tira dúvidas sobre como dizer não a um pedido de empréstimo para um amigo ou familiar com sinceridade e sem rodeios.
Segundo um levantamento do Serasa, 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo, 67% já pediram dinheiro emprestado e três em cada 10 pediram um empréstimo para ajudar um amigo. Nesse grupo dos que emprestaram dinheiro a um amigo, 61% se arrependeram.
A pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box, a pedido da Serasa, aponta que 40% já ficaram com o nome sujo por conta de um colega. O levantamento ouviu 909 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil, entre 24 de junho e 07 de julho.
Após a reportagem do Viva com esses e outros dados, muitos leitores do Viva enviaram perguntas. Como explica Harion Camargo, planejador financeiro credenciado pela Planejar, é possível, sim, negar um pedido de empréstimo feito por um amigo ou familiar, sem comprometer o relacionamento. Afinal, o ideal para quem precisa de crédito é buscar uma instituição financeira e avaliar as condições.
Se você já está com o nome sujo, em razão desse empréstimo, também é importante consultar as condições de bureaus de crédito, como o Serasa, para renegociação dessa dívida. "Existem alguns programas como o Desenrola Brasil, e até mesmo negociações diretas que podem ser feitas através de aplicativos do Serasa para eventualmente chegar a algum tipo de acordo", afirma.
Agora, se você decidir mesmo emprestar, o especialista recomenda ter algum tipo de respaldo, como um contrato particular "que amarre aquela operação", assinado por ambas as partes. 
A melhor maneira de levar essa conversa, frisa Camargo, é ser honesto e transparente. "É muito importante tentar uma negociação direta com a pessoa que te pediu o empréstimo antes de partir para outras instâncias", pondera. Veja o vídeo completo no YouTube do Viva

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias