Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Com Ronaldo, foto histórica reúne lendas da seleção em jogo da Copa em Miami

Reprodução / Instagram

Roberto Carlos, Kaká, Cafu, Bebeto, Rivaldo e Ronaldo: ex-jogadores em Miami - Reprodução / Instagram
Roberto Carlos, Kaká, Cafu, Bebeto, Rivaldo e Ronaldo: ex-jogadores em Miami
Por Robson Morelli

25/06/2026 | 16h27

Nova York - A foto deste artigo faz qualquer torcedor chorar. É muito craque junto. Esses caras representaram o Brasil em Copas diferentes. Dos personagens da fotografia tirada e publicada no Instagram de Kaká nesta quarta-feira, três deles já foram eleitos o melhor do mundo: Ronaldo, Rivaldo e Kaká.

O meia, que começou no São Paulo e encantou Carlo Ancelotti no Milan em 2003, permaneceu por muito tempo sendo o último brasileiro eleito pela Fifa como The Best. Durou de 2007 até 2024, quando Vini Júnior foi escolhido.

A foto deveria estar num quadro na parede da CBF ou de qualquer lugar que remetesse à história da seleção brasileira. Ela não precisaria de legenda, mas como o bom jornalismo pede, os jogadores são: Roberto Carlos, Kaká, Cafu, Bebeto, Rivaldo e Ronaldo. 

Eles se reuniram em Miami para acompanhar da tribuna de honra do estádio, ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, a boa vitória e consequente classificação do Brasil para a segunda fase da Copa do Mundo de 2026. Nenhum deles joga mais. Todos eles deixaram muita saudade. Recentemente, Ronaldo disse que Messi merece estar na lista dos melhores jogadores de todos os tempos. Já está.

O Messi, para mim, é top-5 do mundo, histórico, e para sempre será. Pelé, Maradona, Messi... Tem uma galera que poderia estar ali. E de centroavante, quem foi melhor do que eu e você (Romário)? Esses caras não são centroavantes. Tem que entender o critério. Messi é genial demais, a gente vê o Messi e é um gênio. Mas vimos muito de Maradona também. O Messi é melhor que o Maradona? Tem que entender a discussão, os critérios", disse Ronaldo à Romário TV.

Ronaldo ganhou duas Copas do Mundo. Na primeira, em 1994, ele não jogou. Ficou no banco e não teve chance de mostrar o seu talento. Em 2002, no penta, já chamado de Fenômeno, fez os dois gols da final contra a Alemanha.

Laterais que a seleção não tem mais

A foto também tem dois dos melhores laterais da história recente do Brasil: Cafu e Roberto Carlos. Eram quase pontas que sabiam se defender. Cafu foi um jogador insistente. Nunca aceitou os "nãos" que a vida lhe disse. Foi ele que levantou a taça do penta no Japão: "100% Jardim Irene". Roberto Carlos foi um jogador à frente do seu tempo. Seu chute era potente, assim como os seus cruzamentos. O Brasil, de Carlo Ancelotti, não tem laterais como eles. O próprio Danilo admitiu isso em uma de suas recentes entrevistas nos Estados Unidos.

Bebeto, com seus cabelos brancos sempre arrumados, foi "só" o parceiro de Romário na Copa do Mundo de 1994, na conquista do tetra depois de 24 anos. É pouco ou quer mais? Ele foi muito mais do que isso, claro. Ganhou o torcedor do Brasil e depois da Espanha.

Gol 'nana neném'

Na partida mais dura da seleção naquele Mundial, foi dele o gol contra os Estados Unidos no dia 4 de julho, Dia da Independência americana. Há aquela cena histórica de Bebeto, Romário e Mazinho festejando o gol no embalo do nascimento do filho do atacante: o gol "nana neném".

Rivaldo também foi um craque. Sua carreira no Barcelona o faz ser respeitado na Europa até hoje. As pessoas se levantam para apertar a sua mão. Mas o meia era mais caladão, um cara na dele. Nunca teve a mesma "fama e holofotes" dos seus colegas da foto. Mas foi gigante igual. Rivaldo foi eleito o melhor do mundo em 1999. Também ganhou a premiação da revista France Football. Ele foi tão grande quanto Ronaldo na conquista do penta em 2002. Até hoje se discute quem foi o melhor dos dois daquela edição.

Esses caras já deram muitas alegrias ao torcedor brasileiro em seus respectivos clubes no Brasil, na Europa e em Mundiais. Não é à toa que a Fifa não os abandona. Todos são sempre requisitados para as competições com a chancela da entidade. São amigos do "Rei", é verdade, mas fizeram por merecer toda essa reverência dentro de campo, com a bola nos pés e as taças nas mãos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias