Envato
São Paulo, 06/10/2025 – Se você é empreendedor ou está pensando em empreender, a 14ª Feira do Empreendedor 2025, promovida pelo Sebrae, pode ajudar nas dúvidas. De 15 a 18 de outubro acontece no São Paulo Expo, a feira que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo com foco na geração de negócios, networking e divulgação de produtos e serviços.
De acordo com o Mapa de Empresas, do governo federal, somente entre janeiro e agosto deste ano foram abertas mais de 3,5 milhões de empresas, das quais 3,2 milhões são microempresas e 130 mil de pequeno porte.
Leia também: Empreendedorismo mostra força na redução da desigualdade com vagas de trabalho
Esse segmento representa cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 71% dos empregos formais criados, ou seja, em alguns períodos, oito a cada dez novas vagas têm origem nesse setor, segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP, Davi Jerônimo.
Jerônimo ressalta que inovação e resiliência são essenciais no dia a dia do empreendedor. Ele avalia que inovação permite criar soluções criativas e valor agregado, melhorar processos e adaptar modelos de negócio existentes ou não, ajuda a se diferenciar da concorrência e gerar valor contínuo.
Já a resiliência é uma das características do empreendedor, garante que o empreendedor supere desafios, aprenda com erros e se adapte rapidamente a mudanças do mercado, mantendo a sustentabilidade do negócio. “O Sebrae apoia essas características e competências por meio de cursos, capacitação, consultorias, mentorias e programas de incentivo, reforçando que o equilíbrio entre inovação e resiliência é fundamental para o crescimento e a longevidade das micro e pequenas empresas.”
O consultor ressalta que o Sebrae desenvolve um papel importante na capacitação e na educação empreendedora no Brasil.
“O sucesso de quem deseja iniciar ou expandir um negócio passa por uma boa capacitação, seja na área financeira, marketing, vendas, planejamento estratégico e liderança, isso ajuda a reduzir erros comuns e aumentar as chances de sustentabilidade e crescimento do negócio.”
Além disso, a educação empreendedora ajuda a desenvolver habilidades comportamentais, como tomada de decisão, criatividade, inovação e resiliência, essenciais para enfrentar desafios e adaptar-se a mudanças do mercado. O Sebrae também reforça que a capacitação contribui para a formalização de empresas, melhora a competitividade e fortalece a economia local, ao preparar empreendedores para gerir negócios mais eficientes e inovadores.
Após estar capacitado para o negócio, a advogada tributarista no Macário Menezes Advogados Luísa Macário, avalia que a formalização do negócio é um passo importante para garantir segurança jurídica, acesso a crédito, emissão de notas fiscais e a possibilidade de firmar contratos e parcerias. Mas tão importante quanto registrar a empresa é escolher corretamente o regime tributário e planejar o negócio de forma estratégica. Avaliar a projeção de faturamento, o perfil dos clientes e os custos operacionais são importantes para definir em qual modalidade a empresa se encaixa.
Leia também: CPF positivado é essencial para crescimento do pequeno empreendedor
O Sebrae-SP espera receber no evento 110 mil visitantes e movimentar R$ 45 milhões em negócios. O evento é gratuito, para se inscrever é só acessar aqui.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.