6 viagens de trem para descobrir o Brasil e a América do Sul
Unsplash
Por Isabela Toledo
redacao@viva.com.brFazer viagens de trem é uma forma diferente de conhecer paisagens, culturas e tradições e, em muitos lugares, o próprio trajeto se transforma na atração principal. O Booking.com selecionou seis passeios pelo Brasil e por países da América do Sul, destacando cenários históricos, rotas clássicas e experiências únicas sobre trilhos.
Confira:
Leia também: Fim de semana em SP tem grandes shows, festivais e atrações culturais
1. Bento Gonçalves: Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul, Brasil)
A clássica Maria Fumaça da Serra Gaúcha oferece um percurso de cerca de duas horas, passando por cidades marcadas pela cultura italiana. Durante a viagem e nas paradas, os passageiros assistem a apresentações de música, dança e teatro. O passeio também inclui degustações de vinho e suco de uva produzidos na região.
2. Curitiba: Morretes (Paraná, Brasil)
Um dos passeios de trem mais famosos do país, essa rota passa pela Mata Atlântica e revela cânions, rios, vegetação nativa e paisagens exuberantes. A viagem dura aproximadamente quatro horas, com opções de vagões que vão do turístico ao histórico, incluindo versões inspiradas nos anos 1930 e até um vagão pet-friendly. No destino final, Morretes, ainda é possível conhecer construções históricas da cidade.
Leia também: Cidade de SC inicia neste sábado temporada de cobrança de taxa de entrada
3. Recife: Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco, Brasil)
Conhecido como Trem do Forró, o passeio acontece tradicionalmente em junho, durante as festas juninas. São cerca de cinco horas de viagem ao som de muito forró pé-de-serra, com música, dança e clima festivo ao longo do trajeto até o litoral pernambucano.
4. Trem a Las Nubes (Argentina)
Um dos passeios ferroviários mais famosos da América do Sul, o Trem a Las Nubes parte de San Antonio de los Cobres e oferece a opção de extensão de ônibus a partir de Salta. Entre os destaques está o impressionante Viaduto La Polvorilla, situado a mais de 4.000 metros de altitude, proporcionando vistas únicas da Cordilheira dos Andes.
Leia também: Viagem internacional sem passaporte? 6 lugares no Brasil que parecem ser outro país
5. Tren del Recuerdo (Chile)
Ligando Santiago à comuna de San Antonio, o percurso de 110 km é marcado pelo charme histórico dos vagões, alguns datados da década de 1920. Com interiores de madeira e ambientação clássica, o passeio proporciona uma sensação de viagem no tempo, acompanhada de belas paisagens chilenas.
6. Tren Turístico de la Sabana (Colômbia)
Operado em fins de semana e feriados, o trem liga Bogotá a Zipaquirá em um trajeto de aproximadamente 2h30. A rota é famosa por levar os visitantes até a Catedral de Sal de Zipaquirá, uma das atrações mais emblemáticas da Colômbia. Na volta, o turista ainda pode explorar Bogotá, seu centro histórico, mercados e parques.
Esses trajetos reforçam que, além do destino final, é o trajeto das viagens que revelam novos olhares, paisagens e conexões ao longo do caminho.
Leia também: Eu vou só: 10 opções de retiros espirituais pelo Brasil
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
