Estação Abel Ferreira; entenda a escolha do nome da nova estação do Metrô SP

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com 19 quilômetros de extensão e 16 estações previstas na primeira fase - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Com 19 quilômetros de extensão e 16 estações previstas na primeira fase

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 05/10/2025, às 09h00

São Paulo, 05/10/2025 -- O governo de São Paulo marcou para os dias 7 e 8 de outubro as audiências públicas que vão discutir os detalhes da Linha 16 – Violeta do Metrô, um dos maiores projetos de expansão do transporte público da capital paulista, e que terá como um de suas paradas a Estação Abel Ferreira.

Com 19 quilômetros de extensão e 16 estações previstas na primeira fase, a nova linha deverá conectar a zona leste à zona oeste da cidade, com um investimento estimado em R$ 37,5 bilhões. A expectativa é que, até 2040, o trajeto receba cerca de 475 mil passageiros por dia.

Mas foi o nome de uma das futuras paradas que chamou a atenção dos paulistanos, especialmente dos torcedores do Palmeiras: a Estação Abel Ferreira, localizada na zona leste da capital.

Leia também: Metrô de SP tem mudanças nas linhas; confira o mapa atualizado

Não é homenagem ao técnico do Palmeiras

Logo após o anúncio do mapa da Linha 16, muitos podem ter imaginado que o nome seria uma homenagem ao técnico português do Palmeiras, Abel Ferreira, que acumula títulos e admiração no futebol brasileiro.

No entanto, o nome da estação tem outra origem. Ele faz referência a Abel Ferreira (1906–1986), figura importante da história política paulistana. Nascido em Portugal, chegou ao Brasil ainda criança, em 1913, e construiu sua trajetória pública na capital.

Foi Subdelegado de Polícia no Belém até o fim da década de 1940 e, posteriormente, vereador pelo PSP, partido de Adhemar de Barros, eleito em 1954.

Após se afastar da política no fim dos anos 1970, Abel Ferreira teve seu nome eternizado em uma das principais vias da zona leste: a Avenida Abel Ferreira, batizada por decreto do então prefeito Jânio Quadros, em 1987.

Leia também: Metrô de São Paulo: como usar, linhas e dicas para aproveitar melhor

Linha 16 – Violeta: o que vem por aí

As audiências públicas deste mês servirão para apresentar o projeto detalhado, tirar dúvidas da população e recolher sugestões antes da publicação do edital de concessão, prevista para o primeiro semestre de 2026.

Quando concluída, a Linha 16 – Violeta deverá contar com 25 estações, ligando a Oscar Freire à Cidade Tiradentes. A rota que abrigará a Estação Abel Ferreira também terá integração com oito outras linhas do sistema metroferroviário, entre elas:

  • 1-Azul,
  • 2-Verde,
  • 4-Amarela,
  • 6-Laranja,
  • 10-Turquesa,
  • além das futuras 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom.
Palavras-chave Abel Ferreira Linha 16 metrô

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias