Metrô de SP tem mudanças nas linhas; confira o mapa atualizado

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O material traz as mudanças recentes na operação da CPTM - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O material traz as mudanças recentes na operação da CPTM

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 02/09/2025, às 15h13

São Paulo, 02/09/2025 - O Governo de São Paulo disponibilizou um mapa atualizado do metrô e dos trens metropolitanos da capital, que já pode ser baixado no site da Agência SP. 

O material traz as mudanças recentes na operação da CPTM, que impactam diretamente milhares de passageiros que circulam diariamente pela região metropolitana.

A principal alteração, desde a última quinta-feira (28), é que as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa passaram a ter a estação Palmeiras-Barra Funda como novo terminal. Com isso, todos os usuários devem desembarcar na Barra Funda e seguir viagem pelas plataformas 5 e 6.

Leia também: Uber oferece descontos para corridas conectadas com transporte público

Confira o mapa atualizado:

Mapa do metrô de SP
Agência SP divulgou o mapa atualizado do metrô de SP / Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

Linha 11-Coral também já chega à Barra Funda

As mudanças complementam o ajuste iniciado na segunda-feira passada (25), quando a Linha 11-Coral passou a operar até a Barra Funda em dias úteis, no horário das 4h à meia-noite. 

A novidade beneficia principalmente os passageiros da zona leste e do Alto Tietê, que agora conseguem chegar diretamente à zona oeste da capital sem precisar de baldeações adicionais.

Com a integração, a Barra Funda se consolida como um hub estratégico de transporte sobre trilhos em São Paulo, conectando não só as linhas 7, 10 e 11, mas também o Expresso Aeroporto, a Linha 3-Vermelha do Metrô, a Linha 8-Diamante da CPTM e diferentes terminais de ônibus urbanos, intermunicipais e interestaduais.

Leia também: SP lidera em viagens a trabalho no Brasil; veja o valor médio das passagens

Início da operação supervisionada

Outra novidade é que a Linha 7-Rubi passa a ser operada pela TIC Trens em fase de supervisão, sob acompanhamento da CPTM, até 26 de novembro. 

Depois disso, a empresa assumirá oficialmente a operação, manutenção e modernização da linha, além de ser responsável pelo Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e pelo Trem Intermunicipal (TIM).

  • O TIC terá início em 2031, ligando São Paulo a Campinas em 64 minutos, com parada em Jundiaí. O trem será o primeiro de média velocidade do Brasil, alcançando até 140 km/h.
  • O TIM está previsto para 2029 e conectará Jundiaí a Campinas em 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

O projeto faz parte da concessão arrematada em fevereiro de 2024 pelo Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, com investimento estimado em R$ 14,2 bilhões. A proposta inclui modernização, novos serviços e a promessa de transformar a mobilidade entre a capital e o interior, segundo o Agência SP.

Faça download do mapa atualizado do metrô de São Paulo aqui.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias