Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Jet lag é o nome popular para a desregulação do ritmo circadiano, o relógio biológico que regula o sono, o apetite e os níveis de alerta do nosso corpo. Ele ocorre quando atravessamos vários fusos horários rapidamente, como em voos internacionais, e o corpo demora a se adaptar ao novo horário local.
Esse desalinhamento provoca sintomas como fadiga, insônia, irritabilidade, dores de cabeça, dificuldade de concentração e até alterações digestivas. O jet lag é mais comum e intenso em viagens para o leste (como dos EUA para a Europa), pois exigem que o corpo se ajuste a dormir mais cedo pela diferença de horário com o Brasil, por exemplo, o que biologicamente é mais difícil.
De acordo com o estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, os efeitos do jet lag podem durar de 1 a 6 dias, dependendo da direção da viagem e do número de fusos horários cruzados. No entanto, estratégias baseadas em cronobiologia e exposição à luz podem ajudar a acelerar a adaptação.
Se você vai viajar do oeste para o leste (ex: Brasil – Europa)
Nos dias que antecedem a viagem, vá ajustando seu relógio interno. Durma e acorde um pouco mais cedo a cada dia, mesmo 30 minutos já fazem diferença.
Em voos noturnos, tente dormir o máximo possível para chegar descansado. Use máscara de olhos, tampões de ouvido e travesseiros de pescoço para ajudar.
Mesmo que esteja exausto, tente aguentar até o horário local de dormir. Um banho, roupas limpas e exposição ao sol ajudam o cérebro a entender que o dia começou.
Tomar um suplemento de melatonina (0,5 a 5 mg) ou um medicamento prescrito pelo seu médico pode ajudar a consolidar o sono na primeira noite e evitar interrupções.
Fique na cama, evite telas e tente relaxar. Ler um livro ou meditar pode ajudar a voltar a dormir naturalmente.
Se você vai viajar do leste para o oeste (ex: Europa – Brasil)
Nos dias anteriores ao voo, vá dormindo e acordando um pouco mais tarde. Isso facilita a adaptação ao novo horário local ao chegar.
Tente se manter acordado, mesmo que cansado. Isso vai ajudar seu corpo a chegar pronto para dormir no horário certo.
Se você costuma acordar cedo demais, um medicamento leve pode ajudar a consolidar o sono à noite nas primeiras 48h.
O jet lag pode atrapalhar seus primeiros dias de viagem, mas com pequenas mudanças de rotina e escolhas conscientes antes e após o voo, é possível minimizar seus efeitos e aproveitar muito mais o destino. Dormir bem, se alimentar de forma leve e respeitar os sinais do corpo são passos importantes para uma viagem mais saudável.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.