IPSA: índice de preço do seguro de automóveis recua para 4,8% em novembro
Envato
Por Fabiana Holtz
19/12/2025 | 11h11
São Paulo, 19/12/2025 – Em novembro, o índice de preço do seguro de Automóvel (IPSA), mensurado pela TEx, da Serasa Experian, registrou leve queda de 4,9% para 4,8%, menor nível da série histórica.
Em novembro de 2024, o IPSA estava em 5,3% e segue consolidando uma trajetória de queda gradual desde janeiro (quando atingiu 5,5%). Com foco no mercado de seguros, o índice representa a porcentagem que valor do seguro tem em relação ao valor do bem.
No mesmo período, o índice de preço do seguro para motos (IPSM) recuou de 9,7% em outubro para 9,4% em novembro, mesmo patamar de 12 meses atrás, porém segue acima de 9%.
Em nota, a Tex destaca que os dados reforçam que variáveis como localização, idade do veículo, valor FIPE, tipo de combustível, perfil demográfico e modalidade de contratação influenciam diretamente no preço do seguro.
"O seguro de automóvel mostra acomodação, queda gradual e maior previsibilidade ao longo do ano. Já o seguro de moto segue pressionado, com maior volatilidade e desafios estruturais ligados ao risco", observa Emir Zanatto, Head de Seguros da Serasa Consumidor.
Perfil do segurado
No recorte por gênero, a pesquisa revela que, enquanto para os homens o IPSA desacelerou de 5,1% em outubro para 4,9% em novembro, para as mulheres se manteve estável em 4,6% no comparativo mensal. No segmento de motos, o indicador para esses dois públicos ficou em 9,5% e 9,1%, respectivamente, em novembro.
No perfil por faixa etária, o menor IPSA foi apurado para motoristas com 56 anos ou mais, de 3,9%. Entre os condutores de 18 a 25 anos o índice ficou em 9,1% no seguro auto em novembro e acima de 15% no seguro de moto.
Por regiões do País, a região metropolitana do Rio de Janeiro registrou os maiores índices, com 6,5% para automóveis e 13,4% para motos. Na outra ponta, Belém (PA) registrou 3,1% no seguro auto e 6,1% no seguro de moto.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
