Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brPensando nisso, a publicação alemã Spartacus divulga todos os anos o Gay Travel Index, um ranking que avalia mais de 200 países a partir de critérios como segurança, criminalização da homossexualidade, casamento igualitário, direitos legais e políticas de inclusão.
Leia também: Dia Internacional contra a LGBTfobia reforça luta por respeito e igualdade
Na edição de 2025, os cinco destinos mais indicados para a comunidade LGBTQIA+ foram Canadá, Islândia, Malta, Espanha e Portugal, todos reconhecidos por garantir ambientes respeitosos e receptivos.
Referência mundial em direitos LGBTQIA+ e segurança, o Canadá é considerado um dos países mais progressistas do planeta.
Montreal se destaca como um verdadeiro polo queer, com o Gay Village, bairro que concentra bares, cafés, murais de arte urbana e eventos culturais voltados à diversidade.
Ver essa foto no Instagram
Além das paisagens surreais, como vulcões, auroras boreais e cachoeiras, a Islândia também é lembrada por sua postura de respeito e igualdade.
O país tem políticas avançadas de inclusão e figura entre os mais seguros do mundo para turistas LGBTQIA+.
O famoso Círculo Dourado, que reúne o Parque Nacional Þingvellir, a área geotérmica de Geysir e a queda d’água Gullfoss, é um passeio imperdível.
Ver essa foto no Instagram
Pequena no mapa, mas gigante em direitos, Malta legalizou o casamento igualitário em 2017 e mantém políticas firmes contra a discriminação.
Além do caráter inclusivo, encanta com sua herança histórica, cidades muradas e o mar azul-turquesa típico do Mediterrâneo.
O passeio de barco até a Lagoa Azul, em Comino, é uma das experiências mais procuradas pelos visitantes.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Casamentos homoafetivos e mudanças de gênero batem recorde no Brasil
Berço de um dos maiores eventos de orgulho LGBTQIA+ do mundo, realizado em Madrid, a Espanha é sinônimo de festa, liberdade e inclusão.
O país ocupa posição de destaque nos índices de igualdade e segurança, sendo considerado um destino vibrante para quem busca cultura, história e vida noturna.
Os bairros Chueca e Malasaña, na capital espanhola, são o epicentro da cena queer.
Ver essa foto no Instagram
Com estilo de vida acolhedor, clima agradável e forte legislação inclusiva, Portugal fecha a lista dos destinos mais LGBTQIA+ friendly de 2025.
Lisboa é um dos pontos altos, unindo tradição e modernidade. O bairro Príncipe Real é o coração da cena queer, reunindo bares, lojas e baladas.
Para explorar a cidade de forma descontraída, os passeios de tuk tuk são uma ótima pedida.
Ver essa foto no Instagram
O levantamento mostra que, cada vez mais, países estão investindo em legislações e políticas para garantir segurança e hospitalidade a viajantes LGBTQIA+.
Leia também: 12 filmes para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIAPN+
Esses cinco destinos lideram o ranking, mas também servem como exemplo de que viajar pode, e deve, ser uma experiência livre de preconceitos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.