Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Tomar banho é um dos rituais mais revigorantes do dia. A sensação de estar limpo e renovado é única. Mas essa sensação pode ir por água abaixo se, ao sair do chuveiro, você se enxuga com uma toalha úmida, mal lavada ou que já passou do tempo de uso. Apesar de parecer inofensiva, uma toalha de banho usada pode abrigar milhões de células mortas da pele, suor e microrganismos invisíveis, um cenário perfeito para a proliferação de germes.
Ao secar o corpo, a toalha entra em contato direto com a pele, que, vale lembrar, elimina milhões de células mortas e suor a cada dia. Mesmo após um banho bem tomado, parte dessas células acaba se transferindo para a toalha. Além disso, como ela absorve muita umidade e geralmente fica em ambientes pouco ventilados (como o banheiro), torna-se um terreno fértil para bactérias e fungos.
Segundo o Instituto de Limpeza dos EUA (Cleaning Institute), a recomendação geral é lavar as toalhas de banho de três a cinco usos. Isso significa que, se você toma banho diariamente, deve lavar sua toalha pelo menos duas vezes por semana. Essa prática ajuda a evitar o acúmulo de microrganismos e mantém a toalha mais fresca e segura para a pele.
Evite deixar essas toalhas penduradas em ambientes úmidos. O ideal é que sequem ao ar livre ou em ambientes ventilados.
Existem situações em que o ideal é lavar a toalha após cada uso, sem exceções:
Você não precisa usar alvejantes agressivos para garantir uma boa limpeza. Siga estas dicas para manter suas toalhas sempre limpas:
Tapetes não ficam encharcados como toalhas, mas acumulam sujeira dos pés, respingos e circulação de pessoas e animais. Por isso, o ideal é lavá-los ao menos uma vez por semana ou sempre que lavar suas toalhas.
Com os devidos cuidados, uma toalha pode durar anos. Mas, se ela começar a apresentar cheiro de mofo persistente, aspecto áspero ou manchas que não saem, pode ser hora de aposentá-la. Toalhas muito baratas também costumam se desgastar mais rápido, então vale investir em peças de melhor qualidade para garantir durabilidade.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.