Quer economizar nas férias? Veja como escolher bem o aluguel por temporada

Foto: Envato Elements

Organizar cada etapa da viagem com antecedência é o que garante uma experiência tranquila - Foto: Envato Elements
Organizar cada etapa da viagem com antecedência é o que garante uma experiência tranquila

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 07/10/2025, às 16h46

São Paulo, 07/10/2025 - Quer viajar nas próximas férias sem gastar além da conta? O aluguel por temporada pode ser o ponto de partida ideal para transformar o plano em realidade.

Com um bom planejamento, é possível garantir hospedagem confortável, economizar e viver a experiência de se sentir em casa mesmo longe dela. Ainda dá tempo de se organizar para o recesso de fim de ano — e escolher o imóvel certo faz toda a diferença na viagem.

Abaixo você confere algumas dicas para fazer uma boa viagem, sem gastar muito. 

Leia também: Melhores datas para tirar férias em 2026 e multiplicar os dias de descanso

Economize antes de embarcar

Viajar é um investimento, e, como todo investimento, exige foco e planejamento financeiro. Antes de escolher o destino, analise quanto você pode gastar com hospedagem, transporte, alimentação e passeios. 

Escolha o destino certo para o seu orçamento

Definir o destino é o segundo passo. Viagens internacionais podem parecer tentadoras, mas costumam exigir um orçamento maior. Já alguns destinos nacionais podem oferecer belas paisagens, cultura rica e custos mais acessíveis.

O importante é alinhar as expectativas à sua realidade financeira. Cidades de interior, praias menos badaladas e destinos de ecoturismo são ótimas opções para quem busca experiências únicas sem gastar muito.

Aluguel de temporada: o que observar antes de reservar

Os imóveis por temporada se tornaram uma das opções mais procuradas, especialmente em plataformas como Airbnb e Booking, principalmente porque costumam ser mais em conta, além de oferecerem mais privacidade e liberdade do que os hotéis. 

Mas, para evitar dor de cabeça, é essencial ler com atenção as informações do anúncio, incluindo regras da casa e taxas adicionais, como a taxa de limpeza. Essa taxa costuma gerar dúvidas entre os hóspedes.

Mas, afinal, até onde vai a responsabilidade de quem alugou o espaço?

De modo geral, quem paga a taxa de limpeza não precisa realizar faxinas pesadas, como lavar roupas de cama ou limpar banheiros. No entanto, algumas atitudes básicas são esperadas:

  • Lavar a louça utilizada
  • Colocar o lixo no local indicado
  • Evitar deixar sujeira difícil de remover
  • Comunicar o anfitrião em caso de danos ou objetos quebrados

O bom senso é a chave para uma boa experiência, tanto para quem aluga quanto para quem recebe.

Outro ponto importante é observar as avaliações de outros hóspedes, isso pode ajudar a evitar que o local alugado seja diferente do anunciado.

Leia também: 5 dicas para criar momentos educativos e divertidos com as criança nas férias

Transporte e deslocamento

A escolha da hospedagem pode influenciar bastante nos gastos com deslocamento. Às vezes, um anúncio de apartamento pode até ter um preço atrativo, mas se for muito distante dos locais que você pretende visitar, os custos finais podem acabar mais altos.

Outra dica é pesquisar sobre o transporte público, além de corridas de táxi e aplicativo. Muitas vezes os destinos possuem boa infraestrutura de mobilidade, o que dispensa a necessidade de um aluguel de carro, por exemplo. 

Leia também: Airbnb e a limpeza: afinal, quem deve arrumar o espaço no fim da estadia?

Planejar uma viagem vai muito além de escolher o destino: envolve organização financeira, pesquisa e atenção aos detalhes da hospedagem. Escolher a casa de aluguel por temporada certa pode ser fundamental para quem deseja economizar, sem abrir mão do conforto. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias