Ranking 2025 revela as cidades mais inteligentes do Brasil; veja top 10

Foto: Governo do Estado do Espírito Santo

A capital capixaba desbancou Florianópolis, que havia liderado por dois anos consecutivos - Foto: Governo do Estado do Espírito Santo
A capital capixaba desbancou Florianópolis, que havia liderado por dois anos consecutivos

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 27/09/2025, às 15h38

São Paulo, 27/09/2025 - Vitória conquistou o topo do ranking das cidades mais inteligentes do Brasil em 2025, elaborado pela Plataforma Connected Smart Cities.

A capital capixaba desbancou Florianópolis, que havia liderado por dois anos consecutivos, ficando agora em segundo lugar. O Top 5 ainda é formado por Niterói, São Paulo e Curitiba.

O levantamento, apresentado durante a abertura do evento Cidade Connected Smart Cities, em São Paulo, analisou pela primeira vez os mais de 5 mil municípios brasileiros.

Esta é a 11ª edição da pesquisa, realizada em parceria com a SPin – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, empresas especializadas em consultoria e tecnologia para cidades inteligentes.

Leia também: Do vinho à segurança: 6 cidades brasileiras para viver que se destacam por motivos diferentes

Confira abaixo as 10 cidades mais inteligentes do Brasil

Confira o Top 10 completo: 

  1. Vitória
  2. Florianópolis
  3. Niterói
  4. São Paulo
  5. Curitiba
  6. Recife
  7. Barueri
  8. Santos
  9. Salvador
  10. Rio de Janeiro

Líderes por área temática

O ranking também premia destaques em eixos específicos:

  • Curitiba: resíduos sólidos, esgoto e água
  • Santana de Parnaíba (SP): educação
  • Angra dos Reis (RJ): habitação e planejamento urbano
  • Barretos (SP): saúde, agricultura e segurança alimentar
  • Florianópolis (SC): inovação e empreendedorismo
  • Salvador (BA): população e condições sociais

Vitória em destaque

A capital do Espírito Santo vinha em segundo lugar no ranking de 2024, mas avançou em indicadores estratégicos de modernização de serviços públicos. 

Entre os pontos fortes estão a governança digital, a digitalização de processos administrativos, o monitoramento de infraestrutura e as iniciativas de sustentabilidade, que buscam melhorar a qualidade de vida da população.

Como o ranking é feito?

O estudo leva em conta 75 indicadores organizados em 13 áreas temáticas, como mobilidade urbana, meio ambiente, energia, habitação, educação, saúde e governança. 

Boa parte das métricas segue normas internacionais ligadas a serviços urbanos, qualidade de vida, cidades resilientes e práticas de ESG.

Além da lista nacional, também foram destacados os líderes regionais: Brasília no Centro-Oeste, Recife no Nordeste, Belém no Norte e Florianópolis no Sul.

Leia também: Duas cidades brasileiras estão entre as 10 melhores da América Latina para estudar

Novidades em 2025

Uma das principais inovações deste ano foi a adoção da plataforma MySmartcity, que permite aos gestores públicos acesso interativo aos dados do ranking, facilitando a análise e o uso estratégico das informações.

O anúncio aconteceu na abertura do Cidade Connected Smart Cities, considerado o maior encontro da América Latina sobre o tema. 

Em 2025, o evento reúne cerca de 8 mil participantes entre autoridades, empresários, pesquisadores e representantes do terceiro setor. 

São mais de 500 palestrantes, 120 expositores e 17 palcos dedicados a debates sobre urbanismo, mobilidade, tecnologia e sustentabilidade.

Leia também: Ranking global revela cidades mais baratas e mais caras para viver em 2025; confira

Selo Connected Smart Cities

Outra novidade é o Selo CSC Cidades Inteligentes, que avalia o nível de engajamento das cidades em cinco dimensões, estimulando a adoção de práticas modernas. 

Além dele, será entregue o Prêmio Connected Smart Cities, que reconhece projetos inovadores e sustentáveis em diferentes categorias, incluindo, pela primeira vez, iniciativas públicas e universitárias.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias