Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Dengue: vacinação de dose única começará dia 17; veja cidades

Foto: Envato Elements

Imunização acontecerá inicialmente em três cidades: Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP) - Foto: Envato Elements
Imunização acontecerá inicialmente em três cidades: Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP)
Por Emanuele Almeida

08/01/2026 | 12h35

São Paulo, 08/01/2026 — O Ministério da Saúde definiu o início da vacinação com a dose única contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan (Butantan DV), para o dia 17 de janeiro. A imunização começará em três cidades: Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), a partir do dia 17, e Botucatu (SP), no dia 18.

Leia também: Butantan estuda inclusão de idosos na vacinação de dose única contra dengue

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que adotará uma estratégia de avaliação do impacto da nova vacina contra a dengue, com imunização acelerada nos três municípios-piloto para compreender o desempenho da vacina no público-alvo de 15 a 59 anos residente nessas cidades.

O público prioritário foi definido após reuniões técnicas com especialistas, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). A nova vacina é quadrivalente, protegendo contra os quatro sorotipos da doença.

Neste primeiro momento, será utilizada parte das 1,3 milhão de doses já produzidas pelo Butantan. O Ministério da Saúde já assinou um contrato que estipula o fornecimento total de 3,9 milhões de doses, distribuídas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a vacina

A Butanta DV é Indicada para pessoas de 12 a 59 anos e apresenta uma eficácia geral de 79,6% contra a dengue sintomática, conforme dados publicados no New England Journal of Medicine. Estudos na revista The Lancet Infectious Diseases também demonstraram 89% de proteção contra casos graves, com segurança prolongada por até cinco anos. A principal vantagem, além da eficácia, é a facilidade de adesão devido à dose única.

Atualmente, o SUS já oferece a vacina Qdenga, da farmacêutica Takeda, aplicada em duas doses em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sem autorização da Anvisa para aplicação em pessoas acima de 60 anos. Ela não será substituída pela Butantan DV por enquanto, uma vez que o governo possui um contrato vigente de 18 milhões de doses com a fabricante japonesa.

Leia também: Vacina da dengue: Governo compra as primeiras 3,9 milhões de doses

Expansão 

A vacinação em escala nacional depende do aumento da produção e da avaliação dos resultados iniciais. Segundo o Ministério da Saúde, uma parceria estratégica entre o Brasil e a empresa chinesa WuXi Vaccines prevê a transferência de tecnologia, o que pode elevar a capacidade produtiva do Butantan em até 30 vezes. "Começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos, conforme a disponibilidade de doses", explicou a pasta. 

Quanto aos idosos, a Anvisa já autorizou a avaliação da vacina para a faixa entre 60 e 79 anos. Caso os resultados sejam satisfatórios, o Ministério da Saúde solicitará a inclusão oficial desse grupo nas recomendações do imunizante.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias