Vinho brasileiro ganha espaço entre jovens e mulheres, aponta pesquisa
Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brUma pesquisa nacional inédita, conduzida pelo Instituto MDA Pesquisa a pedido do Consevitis‑RS e do Sebrae Nacional, mostra que o vinho brasileiro está cada vez mais presente na rotina de novos públicos. Foram entrevistados 1.709 consumidores de bebidas alcoólicas entre 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025.
Público em ascensão
- 70% dos entrevistados consumiram vinho nacional nos últimos seis meses.
- 66% compraram a bebida no mesmo período, com maior adesão entre jovens (18–24 anos), mulheres e pessoas com ensino superior e renda elevada, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
O vinho é a segunda bebida alcoólica preferida no Brasil (33%), ficando atrás somente da cerveja.
Frequência e hábitos de compra
- 68,5% adquiriram vinho nos últimos três meses.
- 52% consomem a bebida diariamente ou semanalmente.
- 57% fazem compras mensais, adquirindo em média até duas garrafas por vez.
A maioria opta por vinhos na faixa de R$ 30–70, um ponto estratégico em termos de competitividade.
Variedades preferidas
- 80% preferem vinho tinto.
- Entre os tintos, 63% preferem o tipo suave (mais comum entre mulheres jovens) e 49% optam pelo tinto seco (mais entre homens de maior escolaridade e renda).
Contextos de consumo
Momentos preferidos para degustar:
- Relaxamento: 45%
- Refeições em casa: 41%
- Datas comemorativas: 38%
- Encontros sociais: 30%
Pontos de venda e critérios
- Principais canais de compra: supermercados (89%), empórios (40%) e lojas online (27%).
- Fatores decisivos na escolha: preço (29%), tipo de uva (28%), recomendações (40%) e origem (26%).
Oportunidades e desafios do setor
Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis‑RS, destacou que os números indicam um produto competitivo e com identificação cultural, mas que a carga tributária elevada, apontada por 52% dos entrevistados, eleva o preço final e segue como principal barreira ao crescimento da bebida. O instituto vem atuando junto a autoridades para buscar um ambiente tributário mais favorável ao vinho nacional.
A pesquisa reforça o momento positivo do vinho brasileiro, com expansão entre públicos mais exigentes e informados. Segundo Rebellatto, é fundamental investir em qualificação, divulgação e aproximação com os consumidores para consolidar essa trajetória de expansão.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
