Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Uma pesquisa nacional inédita, conduzida pelo Instituto MDA Pesquisa a pedido do Consevitis‑RS e do Sebrae Nacional, mostra que o vinho brasileiro está cada vez mais presente na rotina de novos públicos. Foram entrevistados 1.709 consumidores de bebidas alcoólicas entre 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025.
O vinho é a segunda bebida alcoólica preferida no Brasil (33%), ficando atrás somente da cerveja.
A maioria opta por vinhos na faixa de R$ 30–70, um ponto estratégico em termos de competitividade.
Momentos preferidos para degustar:
Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis‑RS, destacou que os números indicam um produto competitivo e com identificação cultural, mas que a carga tributária elevada, apontada por 52% dos entrevistados, eleva o preço final e segue como principal barreira ao crescimento da bebida. O instituto vem atuando junto a autoridades para buscar um ambiente tributário mais favorável ao vinho nacional.
A pesquisa reforça o momento positivo do vinho brasileiro, com expansão entre públicos mais exigentes e informados. Segundo Rebellatto, é fundamental investir em qualificação, divulgação e aproximação com os consumidores para consolidar essa trajetória de expansão.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.