45 mil pessoas participaram do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Ricardo Stuckert / PR

Nas arquibancadas montadas na Esplanada, o público recebeu dos organizadores do desfile um boné escrito "Brasil Soberano". - Ricardo Stuckert / PR
Nas arquibancadas montadas na Esplanada, o público recebeu dos organizadores do desfile um boné escrito "Brasil Soberano".

Por Gabriel de Sousa e Gabriel Hirabahasi, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 07/09/2025, às 11h42

Brasília, 07/09/2025 - Cerca de 45 mil pessoas participaram do desfile de 7 de setembro neste domingo, 7, em Brasília, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O desfile da celebração do 203º aniversário da Independência do Brasil foi aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  por volta das 9h30. O evento foi dividido em três temas: Brasil dos Brasileiros, destacando a soberania nacional; Brasil do Futuro, com foco em obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento; e COP30, a conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém (PA) em novembro.

Nas arquibancadas montadas na Esplanada, o público recebeu dos organizadores do desfile um boné escrito "Brasil Soberano". Pessoas com camisas da seleção brasileira, item que, nos últimos anos, se tornou símbolo dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também estiveram em peso na plateia.

A celebração foi marcada pelos coro de "sem anistia" pelo público presente na Esplanada, diante do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) - Motta é pressionado pela oposição para pautar projeto de lei, ou pelo menos, a urgência da proposta, que prevê perdão dos crimes de envolvidos em atos antidemocráticos. Um dos textos pretendido pela oposição garante perdão desde 2019, além de anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o tornar elegível para as eleições do ano que vem.

Outro ponto de destaque do evento foram as ausências. Não participaram do desfile ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O desfile foi encerrado pelo presidente Lula às 11h15.

São Paulo

O governador do Estado, Tarcísio de Freitas, participou do desfile de 7 de setembro na capital paulista ao lado do prefeito, Ricardo Nunes, e do presidente da Assembleia Legislativa do estado, André do Prado. O ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, também marcou presença no evento.

O evento, pela manhã, não lotou o Sambódromo do Anhembi e a expectativa é de que o governador e o prefeito participem do ato que acontece antes do protesto de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, marcado para o início da tarde. Neste, um pedido de anistia irrestrita que beneficiaria Bolsonaro - em prisão domiciliar - deve ser a principal bandeira.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias