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Sem fraudes, Black Friday tem mais reclamações do que em 2024, diz Procon-SP

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Entre as reclamações, os principais problemas relatados pelos consumidores são: a não entrega ou entrega com atraso - Adobe Stock
Entre as reclamações, os principais problemas relatados pelos consumidores são: a não entrega ou entrega com atraso
Por Alessandra Taraborelli

09/12/2025 | 19h15

São Paulo, 09/12/2025 - A Black Friday é um período em que as pessoas se empolgam para antecipar as compras de Natal ou comprar o que precisam, mas também é uma ocasião que gera muita reclamação. Prova disso, é que neste ano o número de insatisfação dos consumidores foi maior do que o registrado em 2025. Por outro lado, as promoções aconteceram e não houve Black Fraude.

Teve Black Fraude?

Por outro lado, levantamento do Procon-SP feito a pedido do VIVA, mostra que não houve Black Fraude. O Procon-SP monitorou o site de oito empresas ecommerce e alguns produtos, para averiguar eventual publicidade enganosa, consistente na majoração de preços brutos para aumentar o percentual de desconto e outras irregularidades.   

Leia também: VIVA Responde conversou com o Procon-SP sobre como evitar golpes na Black Friday

De acordo com o Procon-SP, a caracterização da publicidade enganosa, decorrente da maquiagem de preço, exige a comparação entre o preço alegadamente promocional e o preço real e habitual praticado pelo fornecedor em período recente e significativo antes da oferta. "Com base no monitoramento efetuado durante as semanas que antecederam a Black Friday de 28/11/2025, não foi constatada a prática de “maquiagem de preço”, a qual configura publicidade enganosa", informa o órgão.

Campeão de reclamações

Segundo o Procon-SP, foram registrados 3.064 interações com consumidores em função da Black Friday, das quais 2.979 reclamações formalizadas na plataforma Procon-SP Digital. Este número representa um aumento em relação ao ano passado, quando foram registradas 2.627 interações, das quais 2.133 queixas registradas – aumento de 39,67% (reclamações formalizadas).

Já entre as reclamações, os principais problemas relatados pelos consumidores são: a não entrega ou entrega com atraso (31,62%), pedidos cancelados pelo fornecedor (15,51%) e produto com defeito ou diferente do que foi comprado (11,75%). Entre as empresas que receberam mais reclamações está a Amazon. Tabela de reclamações

Fiscalização

Entre os dias 13 e 28 de novembro deste ano, fiscais do Procon-SP realizaram a Operação Black Friday 2025, com o objetivo de verificar o cumprimento das normas de defesa do consumidor, especialmente no que diz respeito à oferta e à clareza das informações sobre preços.

Na Capital, foram fiscalizados presencialmente 533 estabelecimentos, entre lojas de departamentos, eletroeletrônicos, vestuário, mercados e comércios diversos. Em 128 deles (24%) os fiscais identificaram algum tipo de irregularidade.

No interior e litoral, a operação ocorreu em 43 municípios. Ao todo, foram fiscalizados 316 estabelecimentos, dos quais 213 (67,4%) apresentaram problemas, número considerado elevado pelos técnicos da instituição.

Principais irregularidades

A falha mais recorrente identificada durante a Operação Black Friday foi a ausência ou inadequação na informação de preços. Entre as situações encontradas, destacam-se:

– Produtos sem qualquer informação de preço;

– Preços não voltados ao público, como etiquetas posicionadas de forma ilegível ou pouco visível; – Indicações que exigem cálculos para que o consumidor descubra o valor final;

– Precificação não ostensiva, dificultando a comparação e a escolha pelo consumidor.

– Essas práticas violam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e podem induzir o consumidor ao erro, especialmente em períodos de grande volume de ofertas.

Municípios visitados

Os fiscais visitaram comércios das seguintes cidades além da Capital: Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Batatais, Bauru, Bebedouro, Boituva, Campinas, Catanduva, Diadema, Fernandópolis, Franca, Gabriel Monteiro, Guaíra, Ibiúna, Itanhaém, Itapetininga, Itatiba, Itupeva, Limeira, Matão, Mauá, Olímpia, Piacatu, Pindamonhangaba, Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São Vicente, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tietê, Votorantim, Votuporanga.

Orientação ao consumidor

O consumidor que ainda tiver alguma pendência relacionada a compra durante a Black Friday, ainda poderá registrar uma reclamação no site do Procon-SP, que manterá um atalho para facilitar a identificação do problema e os especialistas tentarem auxiliar com maior brevidade.

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