Pedro Guerreiro / AG Pará
Por Gabriel de Souza, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 11/08/2025 - Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta segunda-feira, 11, mostra que a grande maioria das publicações nas redes sociais sobre a sanção parcial da Lei do Licenciamento Ambiental, por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou teor negativo à decisão do Executivo. Segundo o instituto, 70% das menções foram contrárias à sanção da lei e 19% foram favoráveis. Outros 11% foram neutros.
Entre os dias 1º e 11 de agosto, o Quaest localizou 64 mil postagens sobre a Lei de Licenciamento Ambiental. O pico de menções foi na última sexta-feira, 8, quando Lula sancionou a lei com 63 vetos, que mantiveram parcialmente pontos polêmicos como a Licença Ambiental Especial (LAE) e o licenciamento ambiental simplificado por adesão e compromisso (LAC).
Leia também: Lei de licenciamento ambiental terá 63 vetos
O instituto contabilizou que as postagens sobre a lei alcançaram uma média de 11,4 milhões de visualizações diárias.
No dia 4 de agosto, véspera da decisão do petista, internautas fizeram uma mobilização nas redes sociais com a expressão "veta tudo, Lula", que gerou um pico de mais de 10 mil menções naquele dia. Os que defendem a lei preferiram desviar do assunto ou endossar que a mudança buscava trazer celeridade às licenças ambientais, além de maior desenvolvimento ao Brasil.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.