Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Brasil teve alta do PIB em todos os Estados em 2023, diz IBGE

Envato

São Paulo concentra maior fatia do PIB nacional (31,5%), mas maior crescimento em 2023 foi no Acre (+14,7%) - Envato
São Paulo concentra maior fatia do PIB nacional (31,5%), mas maior crescimento em 2023 foi no Acre (+14,7%)

Por Daniela Amorim, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 14/11/2025, às 11h30
Rio, 14/11/2025 - O Produto Interno Bruto (PIB) teve crescimento em todas as 27 unidades da federação em 2023. Os maiores avanços foram registrados no Acre (14,7%), Mato Grosso do Sul (13,4%), Mato Grosso (12,9%), Tocantins (7,9%) e Rio de Janeiro (5,7%). Os dados são das Contas Regionais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na média nacional, o PIB avançou 3,2% em 2023. Em São Paulo, a atividade econômica cresceu 1,4% em 2023. O estado concentrou uma fatia de 31,5% do PIB nacional.
O Rio de Janeiro respondeu por 10,7% de todo o PIB brasileiro, Minas Gerais deteve 8,9% do PIB nacional.
As menores fatias no PIB entre as unidades da federação foram as de Roraima (0,2%), Acre (0,2%) e Amapá (0,3%).

PIB nas grandes regiões

A atividade econômica cresceu em volume em todas as cinco Grandes Regiões brasileiras em 2023. O Centro-Oeste teve a maior alta em volume, aumento de 7,6%. O Sul apresentou a variação mais branda, 2,6%.
O PIB do Sudeste teve crescimento de 2,7% em 2023, o Norte registrou aumento de 2,9%, e o Nordeste avançou 2,9%.
Na passagem de 2022 para 2023, houve redução de participação no PIB nacional da região Sudeste (-0,3 ponto porcentual, para uma fatia de 53%). Houve ganhos no Sul (+0,2 p.p., para 16,8%), e Norte (+0,1 p.p., para 5,8%), além de estabilidade no Nordeste (fatia de 13,8%) e Centro-Oeste (fatia de 10,6%).

O que é PIB? Entenda

O Produto Interno Bruto é a somatória dos valores de todos os bens e serviços finais produzidos em um país ou região durante um certo período (pode ser um ano ou um trimestre, por exemplo). Ele funciona como uma medida da atividade da economia nessa região e indica o potencial de crescimento dessa economia, a partir do fluxo de bens e serviços produzidos.

Por bens e serviços "finais", entende-se que são os que serão destinados aos consumidores, na última ponta da cadeia de produção, e não os insumos e matérias-primas que são intermediários nesse processo. 
Veja o caso do pão, por exemplo: o que entra na composição do PIB é apenas o valor do pão pronto, que já leva embutidos os valores do trigo e da farinha que foram usados na produção. Se o trigo e a farinha também fossem considerados no PIB, seriam computados duas vezes, já que o valor desses ingredientes também está presente no valor do pão. 
Se o PIB está em crescimento, isso indica que o ambiente econômico e de negócios naquele país ou região está favorável, com maior geração de empregos e renda. Por outro lado, um PIB em queda sugere que a produção de bens e serviços também está caindo, e isso pode levar ao aumento do desemprego.

Palavras-chave PIB economia produção IBGE

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias