Campanha da Fraternidade 2026 tem moradia como tema
CNBB/Divulgação
São Paulo, 18/02/2026 - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou, nesta quarta-feira, 18, em Brasília, a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia – Ele veio morar entre nós”. A proposta é uma reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana.
Segundo a CNBB, a campanha quer iluminar, à luz do Evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma casa digna. A confederação pontua que mais de 6,4 milhões de famílias são afetadas pela falta de moradia.
Leia também: Governo quer lançar 3 milhões de unidades do Minha Casa Minha Vida em 2026
Para a CNBB, a casa é a porta de entrada para todos os demais direitos; ou seja, sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade. Inspirada na Encarnação de Cristo (“Ele veio morar entre nós”), a proposta convida à conversão pessoal e social.
Campanha da Fraternidade
Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade, segundo a CNBB, é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o período da quaresma, em preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade.
Leia também: Crédito imobiliário atinge R$ 12,4 bilhões em novembro, queda de 17,1% em 1 ano
A programação da campanha deve seguir no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). No sábado, 21, será instalado o monumento “Cristo Sem Teto” e, no domingo, 22, será realizada a missa inaugural da Campanha da Fraternidade.
Além da reflexão, a campanha promove a Coleta Nacional da Solidariedade, cujo valor arrecadado financia projetos sociais em todo o Brasil.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
