Viradouro é campeã do grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2026
Divulgação/Viradouro
São Paulo, 18/02/2026 - A escola de samba Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026. A apuração foi realizada na tarde desta quarta-feira, 18. Com "Pra Cima, Ciça", o samba-enredo fez uma homenagem ao lendário mestre de bateria da escola Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos. Esta é a quarta vez que a escola leva o título.
Leia também: Carnaval do RJ encerra com polêmica sobre Lula e homenagens a figuras históricas
O samba foi interpretado por Wander Pires. O próprio Ciça, comandante da bateria, apareceu na comissão de frente, surpreendendo o público. Ele estava ao lado de uma criança, sua versão, e riscou a pista, lembrando os tempos de passista.
Foram 54 jurados responsáveis por avaliar as 12 escolas que desfilaram nos três dias na Marquês de Sapucaí. A Unidos do Viradouro foi a terceira escola de samba do Rio de Janeiro a desfilar na segunda-feira, 16, pelo Grupo Especial.
A escola fez 270 pontos. As escolas Beija-Flor e Vila Isabel fizeram 269.9 pontos. De acordo com o júri, em avaliação divulgada por O Globo, o desfile da Viradouro se destacou por “explorar com maestria o carisma dessa figura, tanto como representante do sambista tradicional quanto pela sua presença marcante”.
A música foi composta por Claudio Mattos, Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo, Lucas Neves, Rodrigo Rolla, Ronaldo Maiatto, Bertolo, Silvio Mesquita, Marcelo Adnet, Anderson Lemos, Sandrinho e Thiago Meiners.
Leia também: Mocidade Alegre é campeã do grupo Especial do Carnaval de São Paulo 2026
O desfile também estrelou o retorno da atriz Juliana Paes como rainha de bateria, após 18 anos de sua última participação.
Veja como ficou a classificação do grupo Especial:
Viradouro - 270.0
Beija-Flor - 269.9
Vila Isabel - 269.9
Salgueiro - 269.7
Imperatriz - 269.4
Mangueira - 269.2
U. da Tijuca - 268.7
Grande Rio - 268.7
Tuiuti - 268.5
Portela - 267.9
Mocidade - 267.4
A. Niterói - 264.6 (rebaixada)
Acadêmicos de Niterói caiu para Grupo Ouro
Após polêmica por homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Acadêmicos de Niterói foi rebaixada e vai para o grupo de acesso, então disputará a Série Ouro em 2027. A agremiação ficou mais de dois pontos atrás da penúltima colocada.
Com o samba-enredo: "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", a escola narrou toda a trajetória do petista, desde a infância até a terceira presidência.
Apesar da repercussão com os louvores ao petista e as críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os apoiadores dele, como conservadores em latas de conserva e o Bolsonaro como um palhaço preso entre grades, a Acadêmicos de Niterói ficou atrás em todos os quesitos pontuados pelos jurados do carnaval carioca.
O quesito que a escola teve menor pontuação foi em fantasias. O enredo, que conta a história de Lula, foi considerado o pior entre todas as 12 escolas. Outros pontos onde a Acadêmicos de Niterói ficou muito atrás das outras agremiações foram alegoria e adereços, bateria, mestre-sala e porta-bandeira.
O desfile que homenageou Lula foi alvo de ações da oposição à Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou um pedido do Partido Novo que pretendia barrar o desfile da Acadêmicos de Niterói, acusando Lula, o PT e a agremiação de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder. O entendimento da Corte foi o de que não é possível reconhecer abuso de poder de forma preventiva, antes da ocorrência dos fatos e da formalização de eventual candidatura.
(com Gabriel de Souza)
Leia também: 'Operário do Brasil': Enredo da Acadêmicos de Niterói é sobre Lula
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
