Celular Seguro: bloqueios pelo app cresceram 39% neste Carnaval
Tomaz Silva/Agência Brasil
São Paulo, 18/02/2026 - O sistema Celular Seguro recebeu 3.115 pedidos de bloqueio entre os dias 13 e 17 de fevereiro. São 39% mais registros em comparação com o Carnaval de 2025, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Leia também: Descubra como ativar as proteções do celular para o Carnaval
O aumento também ocorreu dentro do próprio feriado. O números de bloqueios de aparelhos quase dobrou entre sexta-feira e terça-feira de Carnaval. Confira a comparação dos pedidos durante os feriados de 2025 e 2026:
Ministério anuncia integração com polícias civis
O MJSP também anunciou que, neste ano, pretende implementar novas funcionalidades para unir o Celular Seguro e as polícias civis dos diferentes Estados. O plano é que as autoridades possam enviar alertas de bloqueio de linha telefônica, além de criar automaticamente um boletim de ocorrência a partir do alerta no aplicativo.
O órgão também vai permitir que os policiais enviem mensagens para o aparelho mesmo durante o "modo recuperação", visando quem comprou um celular roubado sem saber.
Leia também: Minions, Chaves e Scooby-Doo: polícia usa fantasias contra criminosos no Carnaval de SP
Como emitir um alerta pelo Celular Seguro?
Para utilizar o aplicativo do governo federal, basta seguir os passos abaixo:
Cadastrando o aparelho
- Instale o app buscando por "Celular Seguro" na Apple Store ou Play Store e entre com a conta gov.br
- Na tela de início, selecione "Registrar Telefone" e depois "Cadastrar telefone".
- Informe o número, operadora e modelo do celular.
Também é possível adicionar uma pessoa de confiança, que poderá emitir o alerta para você.
- Na tela de início, selecione "Pessoas de confiança" e depois em "Cadastrar Contato".
- Informe o nome, CPF, número de telefone e e-mail da pessoa escolhida.
Emitindo o alerta
O alerta pode ser emitido tanto pelo celular de uma das pessoas de confiança quanto pelo site, acessando o endereço celularseguro.mj.gov.br.
- Na tela inicial, clique em "Emitir Alerta".
- Selecione qual foi o dispositivo roubado.
- Preencha as informações do ocorrido.
- Escolha entre as opções:
- Bloqueio Total: Desativa a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do aparelho, tornando-o inutilizável.
- Modo Recuperação: Bloqueia a linha telefônica e as contas vinculadas, mas mantém o IMEI ativo e em uma lista de restrição. Se alguém ativar uma nova linha no dispositivo, o novo usuário receberá uma mensagem automática via WhatsApp, solicitando que o celular seja levado à delegacia mais próxima para esclarecimentos.
Estagiário sob supervisão de Marcia Furlan
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
