CNT/MDA: 38,2% acham justa condenação de Bolsonaro pelo STF e 19,4% injusta

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Já os avaliam que o ex-presidente será absolvido e acham que isso seria “justo” são 17,5% - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Já os avaliam que o ex-presidente será absolvido e acham que isso seria “justo” são 17,5%

Por Geovani Bucci e Naomi Matsui, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 09/09/2025, às 08h58
São Paulo e Brasília, 09/09/2025 - Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 8, pela CNT/MDA mostra que 38,2% dos brasileiros consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado no julgamento por tentativa de golpe de Estado e que esse resultado será “justo”.
Os que preveem que Bolsonaro será condenado, mas dizem considerar o resultado “injusto” são 19,6%. 
Leia também: Imagem de Alexandre de Moraes é negativa para 51% dos ouvidos por Atlas/Bloomberg
Já os avaliam que o ex-presidente será absolvido e acham que isso seria “justo” são 17,5%. Há ainda 11,4% que responderam que Bolsonaro será absolvido, numa decisão que seria “injusta”. Os que não responderam ou não sabem são 13,5%.
O levantamento também traz a percepção sobre o que houve no 8 de Janeiro: 36,1% classificam “uma tentativa de golpe de Estado; 29,5% como um “protesto que saiu do controle”; e 20,0% como “apenas atos de vandalismo isolados”. Os que não sabem ou não responderam somam 14,4%.
Leia também: Lula derrotaria 6 oponentes no 2° turno, segundo pesquisa CNT/MDA
Os resultados fazem parte da 165ª rodada da pesquisa de opinião divulgada pela Confederação Nacional do Transporte, em parceria com o Instituto MDA. Foram feitas 2.002 entrevistas entre 3 a 6 de setembro, de forma presencial, em 140 municípios de todas as 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias