Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Constantino Júnior, fundador da Gol, morre aos 57 anos

Estadão Conteúdo

O empresário da aviação tinha 57 anos e lutava contra um câncer há anos - Estadão Conteúdo
O empresário da aviação tinha 57 anos e lutava contra um câncer há anos
Por Broadcast,  Emanuele Almeida

24/01/2026 | 09h33 ● Atualizado | 10h01

São Paulo, 24/01/2026 - O fundador e presidente do conselho de administração da Gol, Constantino Júnior, morreu na manhã deste sábado, 24. O empresário da aviação tinha 57 anos e lutava contra um câncer há anos.

Leia também: Tratamento pouco invasivo reduz ansiedade associada a câncer de próstata

"Neste dia de enorme tristeza, a companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado", afirma nota da Gol Linhas Aéreas Inteligentes. 

Constantino Júnior e a família constituíram a companhia aérea há 25 anos. "Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e hoje fazer parte de um grupo internacional", acrescenta a empresa. 

Legado

Antes de fundar a GOL, atuou entre 1994 e 2000 como Diretor da Comporte Participações, grupo que controla diversas empresas de transporte terrestre de passageiros no Brasil. Em 2001, assumiu o cargo de Diretor-Presidente (CEO) da GOL, liderando o início das operações da companhia e sua rápida expansão no mercado nacional.

Em 2004, tornou-se membro do Conselho de Administração, acumulando essa função com a presidência executiva até 2012.  Constantino Júnior deixou a função executiva e assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da GOL, posição que ocupava até hoje. Além da atuação na GOL, Constantino era membro do Conselho de Administração e um dos fundadores do Grupo ABRA.

Ao fundar a Gol, o empresário conseguiu impactar o mercado de aviação comercial no Brasil ao introduzir o conceito de “baixo custo, baixa tarifa” no país.

Ao longo de sua trajetória, recebeu diversos reconhecimentos por sua atuação executiva, entre eles: “Executivo de Valor” em 2001 e 2002, concedido pelo jornal Valor Econômico; “Executivo Líder” no setor de logística em 2003, pelo jornal Gazeta Mercantil; e, em 2008, foi nomeado “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo pela premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias