Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

CPI do INSS recorre ao STF para garantir depoimento de Vorcaro, do Master

Rovena Rosa/Agência Brasil

Dono do banco precisa de autorização judicial para comparecer - Rovena Rosa/Agência Brasil
Dono do banco precisa de autorização judicial para comparecer
Por Paula Bulka Durães

03/02/2026 | 17h03

São Paulo, 03/02/2026 - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) marcou para quinta-feira, 5, o depoimento do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e agora pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ordem para garantir o comparecimento do investigado por irregularidades em empréstimos consignados.

Nesta tarde, reúnem-se o presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), e o relator do caso do Banco Master no Supremo, ministro Dias Toffoli. Além de pedir apoio para a convocação de Vorcaro, o senador escreveu na rede social X (antigo Twitter) que tratará com o magistrado da devolução do material retirado da CPMI.

Em ofício encaminhado ao Supremo, Viana ressalta que Vorcaro cumpre prisão domiciliar e, portanto, precisa de autorização judicial para comparecer. Na mesma data está marcado o depoimento do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

Em outra frente, Viana pede ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a prorrogação do prazo da CPI por 60 dias, até o fim de maio. A princípio, a comissão encerraria as atividades em 28 de março de 2026.

O INSS reteve, desde setembro, todos os valores que seriam repassados ao Banco Master referentes a 254 mil contratos de crédito consignado — cerca de R$ 2 bilhões.

Leia também: Repasses de consignado ao Master foram bloqueados, diz presidente do INSS

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias