Defesa Civil de SP retoma gabinete de crise e alerta para chuvas intensas
Adobe Stock
09/02/2026 | 10h33
São Paulo, 09/02/2026 - A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que retomou o gabinete de crise de forma presencial neste domingo (8) para monitorar chuvas e deslizamentos no Estado. O gabinete é formado por representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água, serviço de gás, telefonia, do do Corpo de Bombeiros e da Artesp, entre outros órgãos estaduais.
O gabinete foi retomado após a previsão de chuvas superar a marca dos 100 mm por dia, considerada de perigo extremo, em algumas regiões do Estado. O alerta para chuvas intensas permanece válido até esta segunda-feira, 9.
Leia também: Possibilidade de El Niño em breve preocupa especialistas por altas temperaturas
As precipitações se intensificaram no fim de semana em razão da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os maiores acumulados foram registrados na Faixa Leste, Litoral e Noroeste do Estado.
A cidade de São Carlos registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, com 137 mm, seguida por Ubatuba (129 mm), Bertioga (126 mm), São Sebastião (119 mm), São José do Rio Preto (105 mm), Caraguatatuba (103 mm), Elias Fausto (100 mm) e São Luís do Paraitinga (83 mm). Os volumes são considerados extremamente elevados para um único dia.
Para efeito de comparação, em São Carlos, a média histórica de chuva esperada para todo o mês de fevereiro é de 169,9 mm. Em apenas 24 horas, choveu cerca de 80% do total previsto para o mês, o equivalente à chuva de aproximadamente 24 dias.
Em Ubatuba, o acumulado representou 72,5% do volume mensal, enquanto em São José do Rio Preto o total registrado corresponde ao esperado para cerca de 15 dias de fevereiro.
Orientações à população
A Defesa Civil orienta que a população adote medidas preventivas para reduzir riscos durante períodos de chuva intensa, como:
- Evitar áreas sujeitas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos;
- Não atravessar ruas alagadas nem tente passar por áreas com correnteza;
- Ficar atento a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas;
- Em caso de risco iminente, os moradores devem deixar o local imediatamente e procure abrigo seguro;
- Acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193 em situações de emergência.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
