Adobe Stock
Por Renan Monteiro, da Broadcast
[email protected]Brasília, 28/07/2025 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que houve determinação nesta segunda-feira para que 22 distribuidoras de energia de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul mantenham plano de contingência atualizado para atendimento emergencial. O regulador cita, como motivo, o alerta climático previsto para os próximos dias nesses estados.
"O objetivo é mobilizar a infraestrutura e evitar eventuais interrupções no fornecimento de energia", disse a Agência em nota divulgada. Os planos para eventuais casos de emergências devem conter, no mínimo, esquemas de mobilização adicionais de equipes treinadas e "procedimentos de interlocução" com órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Leia também: Alta na conta de luz faz 53% da famílias ajustarem orçamento, aponta pesquisa
O diretor-geral, Sandoval Feitosa, lembra que nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado eventos climáticos cada vez mais extremos "que colocam à prova a resiliência do sistema elétrico". A Aneel tem debatido e ampliado a regulação do tema em diferentes processos.
Sobre os planos de contingências, caso as distribuidoras e permissionárias ignorem o pedido, haverá possibilidade de processo de fiscalização e eventuais sanções cabíveis.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.