Entidade de defesa do consumidor critica recuo do BC na regulação do PIX parcelado
Marcello Casal / Agência Brasil
Por André Marinho, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 05/12/2025 - O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) criticou a decisão do Banco Central de retardar a regulamentação do PIX Parcelado. Ontem, a autoridade monetária informou a participantes do mercado que a regulação, antes prevista para novembro, agora não tem prazo determinado.
Em comunicado, o Idec afirmou que o BC desistiu de criar regras comuns e optou por deixar o tema sob responsabilidade de cada instituição financeira. Para a entidade, essa postura gera um ambiente de "desordem regulatória", que pode favorecer abusos, confundir consumidores e agravar o endividamento no País.
Leia também: Banco Central cria nova ferramenta para evitar fraudes com chaves Pix
Segundo o Idec, o BC proibiu o uso da marca "PIX Parcelado", mas permitiu variações como "parcelas no PIX" ou "crédito no PIX". O instituto, porém, avalia que a mudança mantém consumidores expostos a produtos de crédito sem padrões mínimos de transparência ou previsibilidade sobre juros.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
