Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

EUA analisam viabilidade de ataques por terra contra cartéis de drogas na Venezuela

Envato

Donald Trump não respondeu se ação por terra também teria o objetivo de derrubar Nicolás Maduro da presidência - Envato
Donald Trump não respondeu se ação por terra também teria o objetivo de derrubar Nicolás Maduro da presidência

Por Pedro Lima, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 15/10/2025, às 19h45
São Paulo, 15/10/2025 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que seu governo está "analisando a viabilidade de ataques em terra contra cartéis na Venezuela", ampliando o tom de ameaça militar, após o jornal New York Times informar que a Casa Branca autorizou a CIA a conduzir operações secretas no país sul-americano.
 "Temos os oceanos controlados na região. Estamos começando a olhar para ataques em terra", declarou durante coletiva de imprensa no Salão Oval. Segundo ele, o objetivo é "parar os cartéis de droga da Venezuela em terra também, além do que já fazemos nos oceanos".
Leia também: EUA elevam a US$ 50 milhões recompensa por informações que levem à prisão de Maduro
 Trump evitou responder uma pergunta direta sobre a suposta autorização para a CIA agir na Venezuela, com o objetivo de derrubar o regime de Nicolás Maduro. A reportagem do NYT, citando autoridades americanas, afirma que o novo mandato permite à agência realizar "operações letais" e atuar de forma independente ou em coordenação com uma ofensiva militar mais ampla no Caribe.

Petróleo russo

 Em outro momento, Trump criticou as compras de petróleo russo pela Índia. "Não estou feliz com a Índia comprando petróleo da Rússia", disse, antes de acrescentar que o premiê indiano, Narendra Modi, "é um amigo meu" e que "me assegurou hoje que não irá mais comprar petróleo da Rússia". O republicano também afirmou que "precisamos fazer a China parar de comprar petróleo russo".
 O presidente aproveitou ainda para mencionar sua política de segurança interna, afirmando: "salvaremos outras cidades do crime em breve, assim como fizemos com Washington", ao citar Memphis, Chicago e São Francisco como próximas metas de seu governo.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias