Ficar rindo para os EUA não vai resolver os problemas do Brasil, declara Lula

Ricardo Stuckert / PR

Lula participou da inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial da Acelen Renováveis, em Montes Claros (MG). - Ricardo Stuckert / PR
Lula participou da inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial da Acelen Renováveis, em Montes Claros (MG).

Por Gabriel de Sousa e Naomi Matsui, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 29/08/2025, às 19h47
Brasília, 29/08/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 29, que "ficar rindo para os Estados Unidos" não vai fazer aquele país resolver os problemas do Brasil. A declaração vem em meio à taxação dos Estados Unidos a produtos brasileiros.
 "Nós é que temos que pensar que tipo de nação queremos. Não podemos ficar na expectativa de que, ficar rindo para os Estados Unidos, vão fazer aquilo que precisamos, não vão", declarou, durante o evento de inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial da Acelen Renováveis, em Montes Claros (MG).
Leia também: Brasil não quer ser tratado como moleque nas negociações com os EUA, diz Lula
 Ele ainda disse que o Brasil não pode ficar esperando outros países resolverem os problemas brasileiros, citando Estados Unidos, China e Rússia. A declaração vem em meio à taxação dos Estados Unidos a produtos brasileiros e à busca por novos mercados.

Minerais críticos

O presidente ainda anunciou que terá, na próxima semana, uma reunião para discutir os minerais críticos e terras raras brasileiras com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, da Casa Civil, Rui Costa, e representantes do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM).
 "Vou criar um conselho ligado à Presidência da República. Ninguém vai colocar o dedo nos nossos minerais críticos e terras raras porque são nossos", afirmou o presidente.  A reunião vem após os Estados Unidos sinalizarem que o acesso aos minerais estratégicos do Brasil deveria fazer parte das negociações sobre a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Como reação, Lula acusa os americanos de ameraçaram a soberania nacional.
Também participaram do evento de inauguração os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e da Casa Civil, Rui Costa; além do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Palavras-chave EUA Acelen Lula Montes Claros

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias