Brasília, 29/08/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 29, que "ficar rindo para os Estados Unidos" não vai fazer aquele país resolver os problemas do Brasil. A declaração vem em meio à taxação dos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Ele ainda disse que o Brasil não pode ficar esperando outros países resolverem os problemas brasileiros, citando Estados Unidos, China e Rússia. A declaração vem em meio à taxação dos Estados Unidos a produtos brasileiros e à busca por novos mercados.
Minerais críticos
O presidente ainda anunciou que terá, na próxima semana, uma reunião para discutir os minerais críticos e terras raras brasileiras com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, da Casa Civil, Rui Costa, e representantes do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM).
"Vou criar um conselho ligado à Presidência da República. Ninguém vai colocar o dedo nos nossos minerais críticos e terras raras porque são nossos", afirmou o presidente. A reunião vem após os Estados Unidos sinalizarem que o acesso aos minerais estratégicos do Brasil deveria fazer parte das negociações sobre a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Como reação, Lula acusa os americanos de ameraçaram a soberania nacional.
Também participaram do evento de inauguração os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e da Casa Civil, Rui Costa; além do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).