São Paulo, 27/08/2025 - A
Open Society Foundations, fundada pelo bilionário George Soros, citou o apoio ao direito individual de exercer a liberdade de expressão, expressar convicções políticas e participar de protestos públicos não violentos em resposta a críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, feitos na Truth Social.
"Essas são as marcas registradas de qualquer sociedade vibrante, e essas liberdades são garantidas nos Estados Unidos pela Constituição", disse a entidade em nota, destacando que ajuda a financiar grupos americanos sem fins lucrativos que trabalham para promover os direitos humanos, a liberdade e a justiça, além de defender a democracia.
Segundo Trump, Soros e seu filho deveriam ser processados com base na Lei de Organizações Corruptas e Influenciadas por Criminosos (RICO, na sigla em inglês) pelo apoio a "protestos violentos".
Alex Soros, filho de George Soros, preside o Conselho de Administração da Open Society Foundations. A entidade afirma que se opõe a todas as formas de violência, incluindo protestos violentos, e ressalta que não paga pessoas para protestar, nem treina ou coordena diretamente os manifestantes.
"Todos os beneficiários da Open Society são obrigados a cumprir a lei e esperamos que nossos beneficiários mantenham nosso compromisso compartilhado com os direitos humanos, a dignidade e a não violência", acrescenta.