São Paulo, 09/10/2025 - Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 9, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) leva vantagem sobre todos os possíveis adversários na eleição de 2026. O petista lidera em todos os cenários de 1º turno, pontuando entre 35% e 43% das intenções a depender da lista de candidatos.
Lula também venceria todos os rivais no segundo turno se a eleição fosse hoje. O presidente, contudo,
não tem mais da metade das intenções de voto em nenhum dos cenários devido ao número de indecisos e àqueles que declaram que votarão em branco, nulo ou não votarão.
A pesquisa aponta que o atual presidente ampliou a vantagem sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como o principal nome da oposição neste momento. Tarcísio afirma que não embarcará na disputa pelo Palácio do Planalto e tentará a reeleição para o governo estadual.
O chefe do Executivo paulista vinha diminuindo a vantagem de Lula até maio, quando o resultado foi empate técnico de 41% a 40%, com o presidente numericamente à frente.
Porém, desde então, a tendência se inverteu e Lula ganhou terreno até chegar aos atuais 45% de intenção de voto contra 33% de Tarcísio. A vantagem de 12 pontos percentuais (p.p.) do presidente sobre o governador é a maior registrada neste ano.
Lula oscilou para cima no limite da margem de erro de dois pontos, enquanto o governador paulista oscilou negativamente no mesmo patamar. Outros 19% disseram que votarão em branco ou nulo e há 3% de indecisos.
A Câmara dos Deputados impôs uma derrota ao governo Lula na quarta-feira, 8, e derrubou a Medida Provisória com medidas de arrecadação alternativas ao aumento maior do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Aliados de Lula colocaram a derrota na conta de Tarcísio, que ligou para deputados pedindo voto contrário à medida - o governador nega envolvimento no assunto.
A Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.
O adversário mais competitivo contra Lula neste momento é Ciro Gomes (PDT). O presidente venceria o ex-deputado cearense por 41% a 32%, diferença de nove pontos.
Por outro lado, a maior vantagem de Lula é de 23 pontos percentuais: ele venceria o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), por 45% a 22%. Em seguida, o presidente tem 15 pontos de vantagem contra os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) - 47% a 32%, e de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil (46% a 31%), e o deputado Eduardo Bolsonaro, do PL (46% a 31%).
Lula ganharia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por 46% a 36%. O presidente também venceria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por 46% a 34%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), perderia de Lula por 31% a 44%.
Primeiro turno
Nos cenários de primeiro turno testados pela Genial/Quaest, Lula também é líder. Os números são os seguintes:
Cenário 1; Lula 35%; Jair Bolsonaro 26%; Ratinho 10%; e Ciro 9%
Cenário 2: Lula 36%; Michelle Bolsonaro 21%; Ratinho e Ciro 10% cada
Cenário 3: Lula 39%; Tarcísio 18%; Ciro 12%; Zema e Caiado 4%
Cenário 4: Lula 35%; Eduardo Bolsonaro 15%; Ratinho Jr. 12%; Ciro, 11%
Cenário 5: Lula 42%; Tarcísio 19%; Eduardo Bolsonaro, 17%
Cenário 6: Lula 41%; Eduardo Bolsonaro 20%; Ratinho Jr., 17%
Cenário 7: Lula 43%; Eduardo Bolsonaro 22%; e Zema, 11%
Cenário 8: Lula 43%; Eduardo Bolsonaro 23%; e Caiado 10%
Espontânea
A Quaest também mediu a intenção de voto espontânea para presidente. Ao contrário dos demais cenários, neste caso não é apresentada uma lista com os nomes dos candidatos.
Lula foi mencionado por 19% dos entrevistados e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, por 6%. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio e outros nomes somados foram citados por 1% cada. Indecisos são 69% e 3% responderam que votarão em branco, nulo ou não votarão.