São Paulo, 30/08/2025 - O governo de São Paulo anunciou hoje que vai aumentar a compra pública de café das cooperativas paulistas, como forma de enfrentar os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao café brasileiro.
De acordo com nota divulgada pelo gabinete de Tarcísio de Freitas, até o momento, em 2025, já foram adquiridas 8 toneladas do grão torrado e moído e a expectativa é que até o final do ano as compras possam chegar a R$ 1 milhão.
Estes produtos abastecem hospitais, escolas, penitenciárias e outros prédios da administração publica. A iniciativa faz parte do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS).
Além das compras públicas, lembra o comunicado, o Governo de São Paulo adota ações complementares de apoio ao setor, como a disponibilização de crédito especial para exportadores, via Desenvolve SP, e a liberação de crédito de ICMS para aliviar custos financeiros dos produtores e cooperativas. Outro ponto de suporte aos produtores é a abertura de novos mercados consumidores para os produtos paulistas.
De acordo com dados do governo paulista, entre janeiro e julho deste ano as exportações de café paulista somaram US$1,10 bilhão, representando 6,8% do total do agronegócio do Estado e ocupando a sexta posição entre os grupos exportadores.
O desempenho foi impulsionado, sobretudo, pelo café verde, responsável por 74,4% do valor exportado, seguido do café solúvel, com 21,4% de participação. Em relação ao mesmo período de 2024, o setor apresentou um crescimento expressivo de 49,6%, consolidando o café como um dos destaques positivos da balança comercial do agronegócio paulista em 2025.