IBGE apura vazamento de dados preliminares do Censo sobre religião da população

Adobe Stock

Censo Demográfico 2022 sobre a religião da população brasileira - Adobe Stock
Censo Demográfico 2022 sobre a religião da população brasileira

Por Daniela Amorim, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 24/04/2025, às 18h00

Rio, 24/04/2025 - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira, 24, que apura um eventual vazamento de dados preliminares ainda não divulgados do Censo Demográfico 2022 sobre a religião da população brasileira.

"No dia 23 de abril, dois veículos da imprensa divulgaram dados relacionados à religião no Brasil com a informação de que seriam dados do IBGE. O Instituto informa que, após reunião, foi deliberado o pedido de esclarecimentos aos veículos envolvidos sobre a origem da informação, relacionada a uma pesquisa não divulgada, cujos dados ainda se encontram sob tratamento. Também foi solicitada à diretoria responsável pelas pesquisas do Instituto uma avaliação, a fim de levantar todas as possibilidades que deram origem ao ocorrido", comunicou o IBGE, em nota à imprensa.

O instituto disse estar aguardando "posicionamento e resposta" para se "manifestar oportunamente sobre o que de fato ocorreu no referido episódio". Mais cedo, o IBGE tinha divulgado que os dados sobre religião apresentados por dois canais de televisão não correspondiam aos resultados oficiais do Censo Demográfico 2022 e ainda divergiam entre si.

"O IBGE esclarece que os resultados referentes a essa temática ainda estão em fase de apuração e passam por uma etapa de crítica técnica, na qual os dados são revisados e validados por especialistas temáticos do instituto", comunicou. "Somente após a conclusão desse processo, e de devida comunicação e disseminação, os dados estarão disponíveis para consulta pública e poderão ser utilizados como referência confiável sobre o perfil religioso da população brasileira."

O IBGE informou que a divulgação oficial de tais informações está prevista para ocorrer ainda no segundo trimestre de 2025.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias