Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Incêndio causa correria e paralisa atividades da COP30 um dia antes do final

Bruno Peres / Agência Brasil

Pessoas deixam apressadamente os pavilhão da COP30 durante o incêndio que atingiu área da Blue Zone - Bruno Peres / Agência Brasil
Pessoas deixam apressadamente os pavilhão da COP30 durante o incêndio que atingiu área da Blue Zone

Por Equipe Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 20/11/2025, às 15h58
Belém, 18/11/25 - Um incêndio paralisou a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) hoje, penúltimo dia do encontro. De acordo com a organização, o fogo, iniciado por volta das 14h, atingiu os pavilhões da Blue Zone. Bombeiros civis e militares determinaram o esvaziamento total das tendas e trabalham juntos para apagar o fogo. Além dos carros de bombeiros e ambulâncias que sempre circundam a grande tenda no Parque da Cidade, carros pipa, e outros veículos do Corpo de Bombeiros podiam ser vistos no local.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o incêndio foi contido em cerca de 15 minutos e que não há relatos de feridos nem pessoas socorridas pela inalação de fumaça. Ele afirmou que não estava no local para ver se algum participante do evento inalou a fumaça e precisou de atendimento.

Leia também: CEO da COP30 diz que há sugestões sólidas sobre transição energética justa

Sabino afirmou, ainda, que o material usado para forrar os galpões é antichamas e que o ocorrido não "mancha" a imagem da COP30, em sua visão. Questionado se os carpetes do local também têm tratamento anti-incêndio, ele disse não saber. 

Segundo o ministro, embora o corredor da Blue Zone, onde ocorrem as negociações, esteja sendo esvaziado, a Agrizone está funcionando normalmente. "Continuo acreditando que ninguém vai embora", afirmou ainda quando questionado sobre a possibilidade do evento ficar esvaziado. "Logo vamos saber o que foi que causou o incêndio", completou o ministro.

Imagens iniciais mostram chamas atingindo estandes, assim como de pessoas utilizando extintores na tentativa de frear o incêndio. Em uma das imagens, o fogo atinge lonas e instalações da East African Community.

Críticas da ONU

 Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo brasileiro com duras críticas à segurança e infraestrutura da COP30. A reclamação foi encaminhada após uma tentativa de invasão da área azul, onde ocorrem as negociações climáticas, por manifestantes de um movimento indígena.
 Em uma carta de três páginas, o secretário da UNFCCC (braço de clima da ONU), Simon Stiell, também cita problemas como a falta de ar-condicionado e vazamentos de água em alguns locais da Zona Azul, área onde ocorrem as negociações.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias