INSS abre agências neste fim de semana antes de pausa total nos serviços
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
23/01/2026 | 11h58
São Paulo, 23/01//2026 - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai abrir agências em todo o País para atendimento presencial extra neste sábado, 24, e domingo, 25.
A medida antecede a suspensão de todos os serviços presenciais e digitais entre os dias 28 e 30 de janeiro, período em que não haverá atendimento nas unidades, no aplicativo e site Meu INSS nem na Central Telefônica 135. O objetivo é antecipar agendamentos e minimizar os impactos da interrupção temporária dos serviços.
Leia também: Instabilidades no aplicativo Meu INSS persistem; entenda os motivos
Por que vai ter paralisação no INSS
Segundo o instituto, a interrupção será necessária para a realização de melhorias nos sistemas previdenciários, conforme informou a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
O desligamento dos serviços começará às 19h do dia 27 e se estenderá até o dia 31 de janeiro, sem horário definido para o restabelecimento total.
Leia também: INSS divulga margem consignável de 2026 nesta semana; saiba como consultar
A Dataprev explicou que as mudanças envolvem migração de dados para uma plataforma tecnológica mais moderna, o que deve aumentar a capacidade e a estabilidade dos sistemas utilizados pelo INSS.
Atendimentos extras
Para reduzir os impactos da suspensão, o INSS programou atendimentos extras. Os plantões ocorreram na semana passada, nos dias 17 e 18 de janeiro, e serão retomados neste fim de semana.
Os atendimentos a distância, incluindo o site e o aplicativo Meu INSS e a Central Telefônica 135, seguem operando normalmente até o dia 27, com acesso a mais de 100 serviços. O órgão informou que os segurados que preferirem ser atendidos em dias úteis terão reagendamento garantido.
Leia também: Biometria no INSS já está valendo; confira o calendário
O INSS orienta os beneficiários a se programarem com antecedência e reforça que a paralisação é temporária.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
