Itamaraty condena uso de sanções econômicas e ameaça de uso de força por EUA

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo o Itamaraty, os Três Poderes não vão se intimidar “por qualquer forma de atentado à nossa soberania” - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo o Itamaraty, os Três Poderes não vão se intimidar “por qualquer forma de atentado à nossa soberania”

Por Gabriel de Sousa, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 10/09/2025, às 08h56
Brasília, 09/09/2025 - O Ministério das Relações Exteriores (MRE) condenou, através de uma nota publicada na noite desta terça-feira, 9, a ameaça de uso de ampliação das sanções econômicas e força militar pelos Estados Unidos. Segundo o Itamaraty, os Três Poderes não vão se intimidar “por qualquer forma de atentado à nossa soberania”.
“O governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia. O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”, disse o MRE, em nota.
Leia também: Governo adia por 2 meses recolhimento do Simples de empresas afetadas por tarifaço
O Itamaraty também repudiou a “tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais”. Desde o início do ano, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) articula com aliados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mecanismos de pressão internacional para impedir o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.
Leia também: Moraes e Dino votam por condenar Bolsonaro e mais 7 na ação da trama golpista
A nota do Itamaraty vem após a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmar que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros (o chamado tarifaço) e sanções contra autoridades servem proteger a “liberdade de expressão". A porta-voz disse ainda que os Estados Unidos não temerá o uso de "poder econômico e militar" para defender o preceito, utilizado por Trump para justificar as ações contra o Brasil.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias