Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
Por Luciana Collet, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 31/07/2025 - O consumo de eletricidade no País somou 44.972 gigawatts-hora (GWh) em junho, recuo de 1,4% na comparação ao mesmo mês de 2024, a terceira queda mensal consecutiva, informa a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Com o desempenho do mês passado, no acumulado do ano o consumo nacional foi de 282.761 GWh, alta de 0,5% frente o primeiro semestre do ano passado.
As temperaturas mais amenas contribuíram para a redução da demanda por energia em junho, especialmente nas classes residencial e comercial, que registraram retração de 0,8% e 4,4%, respectivamente. Isso porque o clima mais frio reduz o uso de sistemas de climatização voltados ao resfriamento dos ambientes.
A EPE afirma que a baixa do consumo também está relacionada à aplicação da bandeira vermelha em junho, que pode ter desestimulado o uso de equipamentos elétricos devido ao custo adicional. Em junho do ano passado a bandeira em vigor era a verde.
Leia também: Energia elétrica em São Paulo fica mais cara a partir de hoje; confira
No caso da classe comercial, a empresa de empresa de pesquisa também atribui a queda ao avanço da geração distribuída (GD) no segmento.
A despeito de tais fatores, o consumo das indústrias cresceu 0,7% em junho, para 16.438 GWh. Dos 37 setores industriais monitorados pela EPE, 21 aumentaram sua demanda por eletricidade. Entre os dez setores mais eletrointensivos da indústria, o avanço foi registrado em seis: fabricação de produtos de minerais não-metálicos (+5,3%), produtos de borracha e material plástico (+4,0%), extração de minerais metálicos (+2,5%), têxteis (+2,5%), automotivo (+1,9%) e produtos alimentícios (+1,6%). Por outro lado, consumiram menos: Metalurgia (-0,4%), papel e celulose (-2,6%), produtos de metal (-3,9%) e produtos químicos (-6,7%).
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.