Lula autoriza governo a discutir fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola

Foto: Divulgação/Detran

Se medida for aprovada, obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não dependeria mais de aulas em uma autoescola - Foto: Divulgação/Detran
Se medida for aprovada, obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não dependeria mais de aulas em uma autoescola

Por Gabriel Hirabahasi, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/10/2025, às 17h14
Brasília, 01/10/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o governo a levar adiante a discussão sobre o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação foi confirmada ao Broadcast Político pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
 A próxima fase é a realização de um ciclo de audiências públicas pelo Ministério dos Transportes para discutir o assunto. Esse processo deve demorar mais 30 dias.
Leia também: Governo nega aumento de insegurança no trânsito com possível fim de aulas em autoescolas
 A autorização dada pelo presidente não foi para que o governo já leve adiante a partir de agora a proposta de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas, mas para que o ministério responsável pelo tema abra o processo de debate.
 O fim da obrigatoriedade das aulas é um dos temas que o ministro Renan Filho tem defendido nos últimos meses. A depender do modelo adotado, as aulas práticas e teóricas podem ser dadas por instrutores que tiverem autorização do governo federal para isso. O Conselho Nacional de Trânsito é que estabelece as regras sobre o assunto. Apesar do fim da obrigatoriedade das aulas, as provas continuarão sendo obrigatórias para obter a CNH.
Palavras-chave cnh Lula Autoescola

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias