Lula diz que ataque contra Venezuela ultrapassa linha inaceitável
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Célia Froufe e Gabriel Hirabahasi, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 03/01/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e disse que a ofensiva norte-americana ultrapassa “uma linha inaceitável” e representa “uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela”.
Sem citar nominalmente Maduro, Lula fez sua primeira manifestação sobre o ataque dos EUA à Venezuela pelo X, às 9h59 deste sábado, 3. Os Estados Unidos bombardearam o território venezuelano e capturaram o presidente Nicolás Maduro e sua esposa.
De acordo com o presidente brasileiro, a ação norte-americana “lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”.
Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional, declarou o presidente.
Violação do direito internacional
Segundo Lula, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.
O presidente brasileiro disse que a “comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio”. Também reforçou que o Brasil “segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”.
Na publicação no X, Lula lembrou a posição do Brasil em outros conflitos ao redor do mundo. Disse que “a condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões”.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
