Lula e Xi Jinping conversam por telefone e prometem ampliar cooperação
Ricardo Stuckert/PR
23/01/2026 | 10h49
Brasília, 23/01/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, na noite desta quinta-feira, 22. Segundo nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), os dois concordaram em ampliar a cooperação em áreas do conhecimento e Lula irá isentar chineses de algumas categorias de vistos de curta duração.
Leia também: Lula liga para Putin para discutir crise na Venezuela
Concordaram em ampliar a cooperação em áreas da fronteira do conhecimento. O presidente Lula anunciou, nesse contexto, que concederá isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025”, diz a nota da Secom.
Na conversa por telefone, os dois trataram sobre o "adensamento das relações bilaterais" desde a visita de Xi Jinping ao Brasil e a formação da Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável, em novembro de 2024.
Segundo a nota, os dois também destacaram as sinergias entre os projetos de desenvolvimento chinês e brasileiro, com destaque nas áreas de infraestrutura, transição ecológica e tecnologia.
Sobre o cenário global, Lula destacou que os dois países possuem um “papel central na defesa do multilateralismo, direito internacional e livre comércio”. Os dois líderes concordaram em atuar para que a Organização das Nações Unidas (ONU) seja fortalecida como um caminho para a paz e a estabilidade global.
“Finalmente, os dois líderes acordaram manter coordenação frequente em temas da agenda bilateral e de interesse regional e global”, conclui a nota da Secom.
Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, Xi disse a Lula que o desenvolvimento chinês irá proporcionar mais oportunidades de cooperação com o Brasil.
Já o governo chinês emitiu comunicado oficial chinês no qual recorda que, em 2024, Xi e Lula anunciaram a elevação das relações entre os dois países a uma "comunidade de futuro compartilhado voltada à construção de um mundo mais justo e de um planeta mais sustentável".
De acordo com a nota, a construção dessa comunidade "avançou de forma sólida" ao longo do último ano, com o aprofundamento da articulação entre estratégias de desenvolvimento, o que teria se tornado "um exemplo de união e cooperação entre países do Sul Global".
O desenvolvimento de alta qualidade da China por meio de uma abertura de alto nível proporcionará mais oportunidades de cooperação entre os dois países", disse Xi.
(Por Gabriel de Sousa)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
