Ricardo Stuckert / PR
Por Pepita Ortega, da Broadcast, e Cláudio Marques, do Viva
redacao@viva.com.brBrasília, 28/09/25 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste domingo, 29, de caminhada em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação. Após encerrar o circuito de 3 quilômetros na Esplanada, Lula destacou a "revolução na Educação" e afirmou, em referência ao evento, que "não tem motociata, não tem pornochanchada", mas sim "caminhada de educadores".
O presidente caminhou pela Esplanada ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Saúde, Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, e da Fazenda, Fernando Haddad. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo também participou do evento.
Leia também: Lula diz que governo busca negociar com a 'maior tranquilidade' com os EUA
Lula fez parte do circuito usando o boné "Brasil é dos Brasileiros", em meio à preparação para um encontro entre ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao final da caminhada, Lula recebeu uma medalha, dedicada a "todos os professores", e levantou o troféu do evento, brincando: "cadê o champanhe?", em referência às comemorações da Fórmula 1.
De acordo com informações da Agência gov, a prova registrou cerca de 6 mil inscritos, entre servidores, terceirizados, estagiários, atletas amadores e a comunidade em geral. Do total de participantes, 51% são trabalhadores do MEC e 49% são do público externo. Quanto ao gênero, a corrida registrou uma ampla participação feminina no evento: 58% de mulheres inscritas e 42% de homens.
Os kits da corrida, eram compostos por um número de peito, chip de cronometragem, pulseira de identificação, camiseta e medalha de participação (pós-prova). Para a retirada do kit, foi necessário que cada competidor doasse um caderno capa dura brochura (80 a 100 folhas) ou uma caixa de lápis de cor (12 cores). Alternativamente, o kit pôde ser retirado mediante a doação de um tênis esportivo usado em bom estado.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.