Lula quer saber se líderes do mundo estão preocupados com a situação climática

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante evento na Ilha do Marajó, o presidente reforçou que a COP30 será marcada pela cobrança de ações reais contra a crise climática - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante evento na Ilha do Marajó, o presidente reforçou que a COP30 será marcada pela cobrança de ações reais contra a crise climática

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
Publicado em 02/10/2025, às 15h05 - Atualizado às 16h58

São Paulo, 02/10/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer nesta quinta-feira, 2, que a COP30, que será realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro, será a "COP da verdade". Citando os presidentes dos Estados Unidos e da França, Donald Trump e Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro da China, Xi Jinping, o petista disse que quer saber se os líderes mundiais estão preocupados com os desafios climáticos.

"Não vai ser a COP do luxo, vai ser a COP da verdade. Nós queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a situação climática. Eu quero saber se o presidente Trump, se o presidente Xi Jinping, se o presidente Macron estão preocupados em resolver o problema da situação climática. Para que a gente mantenha a nossa floresta em pé, é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo do que nós, resolvam pagar para que a gente possa dar qualidade de vida para o povo que mora na Amazônia", declarou Lula em agenda na Ilha do Marajó.

Leia também: Lula fala que Brasil tem tamanho para negociar com os EUA e promete a melhor COP

Nesta quinta, Lula inaugurou uma creche em Breves (PA), cuja obra, segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), estava paralisada desde 2011. Lula também acompanhou cerimônias de entregas relacionadas ao Ministério da Educação na Ilha do Marajó.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias