São Paulo, 22/10/2025 - O dinheiro deixou de ser um
assunto tabu no Brasil. Entre os mais jovens, o tema já entrou nas
conversas de uma forma fluida e nunca vista na cultura brasileira. Essa é uma das transformações reveladas pela pesquisa
“Consciência e prosperidade: a nova relação do brasileiro com o dinheiro”, realizada pelo Itaú Unibanco em parceria com o Grupo Consumoteca. Segundo a pesquisa, divulgada nesta manhã, 78% afirmam não sentir mais desconforto em falar sobre dinheiro, rompendo um tabu histórico.
Segundo apresentação do antropólogo Michel Alcoforado, sócio-fundador do Grupo Consumoteca, os brasileiros entendem que falar de dinheiro é uma expressão de uma desejada autonomia. "Hoje, o tema deixou de ser individual e passou a fazer parte das conversas, entre famílias, casais e amigos, dentro de um debate sobre escolhas inteligentes e planos de vida”, afirma João Araújo, diretor de Estratégia e Ciclo de Vida do Cliente do Itaú Unibanco.
A pesquisa mostrou que, anteriormente, o maior desejo do brasileiro era ter estabilidade. Agora, é ter prosperidade - e que ela venha apoiada por "múltiplas estratégias de renda, investimento e educação com o objetivo de alcançar o bem-estar financeiro".
De acordo com o levantamento, esse foco na prosperidade é mais visível entre os jovens. Oito em cada dez brasileiros da Geração Z acreditam que terão um padrão de vida superior ao de seus pais, em contraste com gerações anteriores. Isso não significa que quem tem mais de 30 anos não mudou. Segundo a pesquisa, há mudanças de comportamento financeiro independentemente de idade, faixa de renda ou região.
"Esse novo ideal cultural se reflete também no papel do crédito como um aliado para prosperar: 71% dos participantes da pesquisa enxergam o crédito como algo positivo quando bem utilizado", diz o Itaú em nota à imprensa.
Investimentos
A transformação do brasileiro também afetou, segundo a pesquisa, as
formas de gerar mais dinheiro, sobretudo pela ótica da diversificação. Entre essas formas estão investir para gerar renda passiva (49%), empreender e criar o próprio negócio (45%) e investir em educação, capacitação e cursos (41%), segundo a pesquisa.
A pesquisa “Consciência e prosperidade: a nova relação do brasileiro com o dinheiro” ouviu cerca de 5 mil pessoas, em 15 estados brasileiros, durante os meses de abril e maio de 2025. A amostra é representativa da população brasileira com 18 anos ou mais. O levantamento buscou mapear percepções, hábitos e comportamentos financeiros de diferentes gerações, com margem de erro de aproximadamente 2,8 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.